Prefeitura promove oficina de higienização e reparos em material bibliográfico

A Prefeitura de Corumbá, por meio de sua Fundação de Cultura, está realizando uma oficina de higienização e reparos em material bibliográfico. O curso foi aberto na quarta-feira, na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), localizando na Rua Praça da República, 119.

 

O curso é ministrado pelo bibliotecário do Instituto Federal de Educação (IFMS), Victor de Carvalho Gonçalves, e conta com a participação de 22 alunos, que estão recebendo os procedimentos básicos de higienização.

 

“Neste primeiro momento os alunos aprendem a fazer a higienização folha a folha dos livros da biblioteca, utilizando os materiais adequados, pincel, lixa d’água, pó de borracha, acetona e cotonete. Cada um desse material utilizado é para um determinado problema e, dependendo do caso encontrado, essa higienização pode levar anos  e requer muita paciência”, explicou Victor.

 

A aluna do curso técnico de Biblioteconomia do Instituto Federal, Suellen Cabanhas, disse que foi sua própria professora que a orientou sobre a importância de participar do curso. “Ela sempre está indicando alguns cursos para que possamos nos aperfeiçoar mais. Quando vi sobre o que seria fiquei, mais interessada ainda, já que vai me ajudar não só no meu futuro trabalho, como também incrementar o meu currículo. Na nossa profissão não cuidamos apenas do local, mas de todos acervos”.

 

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Arquivo e Memória de Corumbá, Kíase Moraes, a procura foi tanta que será aberta uma nova turma para esse módulo.

 

“O curso tem vagas limitadas. São apenas 22 para que possamos atender melhor os alunos. Mas como a procura foi muito grande, resolvemos abrir uma nova turma para aqueles que estão na lista de espera e para quem tiver interesse”, disse Kíase.

 

Segundo ela, estão previstos para dois módulos de restauração. O curso vai até segunda-feira, 07 de julho, e conta com professores, alunos do curso técnico de Biblioteconomia, alunos do ensino médio e profissionais da área.