Prefeitura estabelece parceria com Diocese para ações na área da saúde

A Prefeitura de Corumbá amplia as ações em parceria com setores da sociedade, em busca da melhoria da qualidade de vida para a população. Na última terça-feira, 01, o encontro envolveu integrantes das secretarias de Saúde e de Governo, com a Diocese de Corumbá. Em pauta, o fortalecimento da saúde pública no maior Município pantaneiro.

 

O encontro com a Igreja Católica contou com as presenças do bispo Dom Segismundo Martinez, da secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, e do assessor de Relações Institucionais da Secretaria de Governo, Lamartine Figueiredo Costa.

 

Dinaci explicou as ações em parceria seguem uma orientação do prefeito Paulo Duarte e que a com a Igreja Católica é uma das muitas que serão efetivadas com outras instituições. “Será uma forma de, primeiro, prestarmos contas dos serviços executados e implementados no âmbito do município, bem como para organizarmos uma integração entre instituições, que envolvam a comunidade no enfrentamento às doenças e no combate à pobreza”, explicou.

 

Na reunião com Dom Martinez foram tratados temas como o combate à leishmaniose, dengue e às formas de violência; o enfrentamento à pobreza, às condições de higiene, drogas e álcool, as DST/AIDS e gravidez precoce. “São assuntos que dizem respeito a toda sociedade, porque o conceito de saúde está vinculado ao bem estar da população e todos são responsáveis”, explicou a secretária.

 

Dinaci citou como exemplo a limpeza das ruas: “a Prefeitura está cumprindo seu papel com a coleta do lixo, a coleta seletiva, a limpeza das ruas, os arrastões contra a dengue. Mas, a população tem que contribuir limpando sua residência, não acumulando lixo e nem jogá-lo em terrenos baldios. Tomando atitude certas, teremos uma redução significativa nos índices de dengue, leishmaniose, gripe H1N1, entre outras doenças”, afirmou a secretária.

 

A proposta de parceria é no sentido de envolver a comunidade católica para campanhas de sensibilização e conscientização . Para o assessor Lamartine Figueiredo, “a reunião foi muito produtiva. Pudemos ouvir Dom Martinez e todo o corpo clerical, e a partir daí, buscar o apoio efetivo de uma instituição com tamanha credibilidade como a Igreja Católica de Corumbá”.

 

“Junto com a comunidade e suas diferentes manifestações, é possível construir uma receita para o enfrentamento dos graves problemas que acomete a nossa população, principalmente nossos adolescentes e jovens”, finalizou a secretária Dinaci.