Prefeitura entrega Complexo de Saúde e fortalece setor no município

Um local para concentrar vários serviços de saúde pública em Corumbá, facilitando assim, o acesso à população. Espaço amplo, limpo e com condições dignas de atendimento para o cidadão se tornou uma realidade com a entrega do Complexo de Saúde, na manhã desta terça-feira, 08 de julho. O prédio, localizado na área central da cidade, na rua América, reúne: a Farmácia Municipal, a Fisioterapia, a Ouvidoria Municipal do SUS, a Vigilância Sanitária, a Vigilância de Saúde Ambiental e a Central de Estoques de Imunização.

 

Muitos destes serviços funcionavam no prédio do antigo Mercadão Municipal numa estrutura inadequada para a oferta e atendimento da população. A realidade que se arrastava há anos foi percebida logo no início da gestão do prefeito Paulo Duarte, quando ele visitou o espaço e percebeu a necessidade de mudar aquela situação.

 

“Ao perceber as condições inapropriadas em que se encontrava o espaço, determinamos que se buscassem novos locais para a instalação da estrutura de prestação dos serviços de saúde pública lá alocados. É mais uma conquista importante nessa área tão sensível, tão importante que é a saúde pública”, comentou.

 

Foram investidos recursos municipais a fim de adequar o local para trazer mais conforto e qualidade no atendimento à saúde da população de Corumbá com o Novo Complexo em Saúde.

 

 “Se a gente comparar, saímos de uma situação de absoluto caos, de insalubridade, quem frequentava lá e passa a frequentar aqui pode comparar as diferenças de realidade e isso é o que a gente tem buscado, na melhoria de condições para o usuário do serviço de saúde e também para o trabalhador. Aqui passamos a ter condições dignas, decentes de atender o cidadão, que é esse o nosso objetivo”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense.

 

Ele avalia que Corumbá possui muitos desafios na área da Saúde, porém com as entregas de novas unidades em vários pontos da cidade, o setor vem se fortalecendo. O prefeito adiantou que outras unidades fortalecerão ainda mais a Saúde corumbaense que, após essas ações de curto prazo, seguem para outra etapa.

 

“Refiro-me, principalmente, às unidades de Saúde, ao Hospital, ao Pronto-Socorro e posso assegurar que nós, aqui em Corumbá, estamos em condições melhores que a Capital do Estado. Já entregamos duas unidades de saúde neste primeiro semestre do ano (Padre Ernesto Sassida, no bairro Dom Bosco, e Humberto Pereira, no bairro Nossa Senhora de Fátima) e, em breve, será entregue a unidade Luiz Fragelli, no bairro Universitário, além da UPA, no bairro Guató. As condições estruturais das nossas unidades são completamente diferente neste um ano e meio de gestão. Temos que começar a trabalhar, agora, numa questão de médio e longo prazo, que é nosso Hospital”, assegurou Duarte ao lembrar que, neste mesmo tempo, por intermédio do Programa Mais Médicos, 22 novos médicos se integraram á rede municipal de Saúde.

 

O destino do antigo Mercadão será a revitalização pelo PAC Cidades Históricas. As obras, que nos devolverão o antigo prédio com a função para qual foi construído, começam ainda neste segundo semestre. Além de um espaço para a comercialização da produção local, o prédio passará a ter um apelo turístico no município. As chaves do prédio histórico foram passadas às mãos do prefeito Paulo Duarte pela secretária de Saúde de Corumbá, Dinaci Ranzi.

 

Com exceção da Farmácia Municipal, que tem horário de atendimento das 07h às 19h, os demais serviços do Complexo de Saúde funcionam das 07h às 11h e das 13h às 17h.