Prefeitura de Corumbá entrega duas academias de saúde neste mês

Duas academias de saúde serão entregues durante este mês de julho pelo prefeito Paulo Duarte e vão beneficiar moradores de dez bairros da área urbana de Corumbá. Os prédios já foram concluídos e estão recebendo os últimos equipamentos. As duas obras fazem parte de uma parceria do Município com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, responsável pelo lançamento do programa no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A primeira academia que será entregue é a do Bairro Arthur Marinho, construída pela Prefeitura em uma área ao lado do Estádio Arthur Marinho, na esquina das ruas Cyríaco de Toledo com a 13 de Junho.  Além da comunidade da própria região, ela vai atender também o Dom Bosco, Generoso, Aeroporto e Cervejaria.

 

Já a segunda foi implantada no Cristo Redentor e vai ser responsável pelo atendimento de moradores da Nova Corumbá, Vitória Régia, Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha e do próprio Cristo.

 

O programa está cargo da Secretaria de Saúde e vai contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação dos dois polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividades físicas e de lazer, e modos de vida saudáveis.

 

As duas academias serão utilizadas para desenvolvimento de práticas corporais e atividades físicas; produção do cuidado e de modos de vida saudáveis; promoção da alimentação saudável; práticas integrativas e complementares; práticas artísticas e culturais; educação em saúde; planejamento e gestão, como também mobilização da comunidade.

 

A Academia da Saúde do Bairro Arthur Marinho está classificada na modalidade intermediária. Trata-se de um espaço de vivência com estrutura de apoio; área com equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominal, barras assimétricas e barras marinheiro); e espaço multiuso; deposito; sanitários masculino e feminino adaptados; além de área de acessos, circulação e paisagismo. A obra conta com 312 metros quadrados de área. No local foram aplicados recursos oriundos do Governo Federal e do Município.

 

Já a do Cristo Redentor integra a modalidade ampliada e também foi construída e equipada com recursos do Governo Federal e do Município. Será dotada também de área com equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominal, barras assimétricas e barras marinheiro, só quem quantidades maiores); espaço de vivência e estrutura de apoio; ambiente para orientação; depósito; sanitários masculino e feminino; copa; espaço multiuso; área de acessos, circulação e paisagismo. Conta com 550 metros quadrados de área.