Na região do Taquari, Prefeitura atendeu 197 famílias com Programa Povo das Águas

A Prefeitura de Corumbá atendeu 197 famílias ribeirinhas residentes na região do rio Taquari, no meio do Pantanal sul-mato-grossense, entre os dias 21 e 27 de junho. Ao longo de cinco dias de trabalho, a equipe multidisciplinar que compõem o Programa Social Povo das Águas levou serviços médicos, odontológicos, sociais e educacionais para quase 500 pessoas que vivem em áreas de difícil acesso do município, um dos maiores do País.

 

Durante a segunda expedição do ano, primeira no Médio Pantanal, oito novas famílias foram incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil.

 

A equipe do CRAS Volante ainda atualizou o cadastro de outras três famílias, entregou certidão de nascimento a três ribeirinhos e detectou a existência de mais 75 pessoas que não possuem algum documento pessoal. Uma ação conjunta com outras instituições está sendo planejada para resolver esta situação.

 

Na área da agricultura familiar, um técnico da Secretaria Municipal de Produção Rural ensinou aos ribeirinhos técnicas de criação da minhoca californiana em cativeiro, montagem de composteira e distribuição de mudas de pimenta. A pesquisa de diagnóstico sócio-econômico e ambiental, uma forma a nortear as futuras ações voltadas às boas práticas de preservação do bioma Pantanal, também foi realizado pela Fundação de Meio Ambiente.

 

Ao mesmo tempo, as profissionais da Secretaria Municipal de Educação realizaram atividades lúdicas e motoras com quase 200 crianças da região. Contação de história, dramatização, movimentos corporais, cantigas de roda, teatro de fantoches, pintura facial e construção de brinquedos foram desenvolvidas em cada um dos portos visitados.

 

A Prefeitura de Corumbá também levou atendimento médico para a localidade, bastante afetada pela cheia do Pantanal sul-mato-grossense. Foram realizadas 346 consultas médicas, 377 procedimentos de enfermagem e 239 procedimentos odontológicos. A equipe da Secretaria de Saúde vacinou 272 pessoas e imunizou 103 cães e gatos contra a raiva.

 

A exemplo do que ocorreu na primeira edição de 2014 do Programa Social Povo das Águas, um fisioterapeuta efetuou sessões de acupuntura nos pescadores e lavradores que sofriam de dores crônicas. A ação social é coordenada pela Secretaria Municipal de Governo.