Mobilização social vai definir diretrizes de gestão da PEC Jardim dos Estados

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Esportes (Funec), inicia no dia 30 de julho o processo de mobilização social junto à comunidade do bairro Jardim dos Estados e adjacências. A atividade acontece na Escola Municipal Agêla Maria Perez, às 19h30.

 

O trabalho faz parte de uma das etapas da construção da Praça de Esporte, Cultura e Lazer, que é financiado Pelo Ministério dos Esportes, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, com contrapartida do Município de Corumbá.

 

Segundo o diretor-presidente da Funec, Elvécio Zequetto, este processo de cidadania será conduzido pelos membros da UGL (Unidade Gestora Local), nomeados pelo prefeito Paulo Duarte no Decreto nº 1.320, de 25 de fevereiro de 2014, os quais terão o papel de promover a integração do poder público com a comunidade.

 

“São lideranças locais, educadores, integrantes do Centro de Convivência dos Idosos, estudantes, artistas, Esportistas e a comunidade em geral envolvidos no processo que definirá a Gestão Compartilhada desse novo espaço multifuncional”, explicou Zequetto. Os trabalhos devem ser finalizados no fim de setembro.

 

A Praça

 

A Praça PEC do Jardim dos Estados é uma parceria com o Governo Federal e deve ser a primeira deste porte na zona sul do Município, com investimentos do Governo Federal e Contrapartida municipal da ordem de R$ 2,1 milhões.

 

O projeto, denominado Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O novo espaço para a prática de atividades esportivas e de lazer contará, de acordo com o modelo do Governo Federal, com dois edifícios multiuso com biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground e pista de caminhada.

 

O objetivo para construção desta praça é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social.

 

A Praça dos Esportes e da Cultura do Bairro Jardim dos Estados será de 3 mil metros quadrados. A estrutura vai conter: CRAS; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.

 

A PEC compõe o Eixo Comunidade Cidadã do PAC 2. Ela é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, no qual você morador participa diretamente da construção desse processo de cidadania.