Inscrições para Oficina de Patchwork e Apliques estão abertas no SESC

O SESC Corumbá, em parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, realizará, entre os dias 09 e 11 de julho, a Oficina de Patchwork e Apliques, técnica artesanal que une tecidos com uma infinidade de formatos e designs variados. A gama de produtos onde a técnica pode ser usada também é extensa, desde jogos americanos e almofadas, até toalhas de mesa e colchas.

 

As inscrições são gratuitas e já estão sendo feitas na unidade do Sesc Corumbá, localizado na rua Domingos Sahib 570, Porto Geral. A capacitação é voltada para profissionais de costura, artesãos e demais interessados em aprender a metodologia básica da técnica artesanal.

 

A ministrante da oficina será a artesã Maria José Gaertner, que atualmente desenvolve seus trabalhos e oficinas de patchwork e apliques em Curitiba (Paraná). A artesã conta com 8 anos de experiência com produção de peças e auxiliando cursos, e já participou de feiras de artesanato no Rio de Janeiro, São Paulo e em Curitiba.

 

‘Acredito que meu interesse pelo patchwork veio de herança familiar, pois minha mãe e avó sempre costuraram. Este trabalho com diferentes cores e texturas de tecidos me fascinava desde pequena. É uma das mais belas formas de expressão artística’, comenta Gaertner.

 

Ela comenta que o curso oferecerá novidades para os artesãos da região, que poderão utilizar as técnicas aprendidas para desenvolverem seus próprios trabalhos. A artesã está muito entusiasmada em poder contribuir para o desenvolvimento do artesanato na região do Pantanal, que, segundo ela é, uma das paisagens mais belas do Brasil e uma fonte de inspiração para trabalhos artísticos.

 

Durante a oficina, que tem o apoio do Instituto Acaia e CNA Escola de Idiomas, os participantes irão criar, costurar, aplicar e montar uma peça de jogo americano utilizando as técnicas aprendidas. Ao final do curso, eles poderão planejar e criar seus próprios trabalhos.

 

As aulas acontecerão nos períodos da manhã, das9h às 12h, e da tarde, das 14h às 17h. Mais detalhes pelo telefone: (67) 3231-3130. (Com informações da Assessoria de Comunicação do SESC).