H1N1: Saúde leva vacina para as feiras, hotéis e salões de beleza da cidade

Corumbá recebeu mais seis mil doses da vacina contra a gripe H1N1 e, além das unidades de saúde, a Prefeitura vai desenvolver uma campanha de imunização nas feiras-livres, rede hoteleira e nos salões de beleza existentes na cidade. A informação foi prestada no final da tarde de quinta-feira, 24, pela secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, após a confirmação da chegada de mais quatro mil doses. Antes, na segunda, o Ministério da Saúde já havia enviado um lote com duas mil doses.

 

Segundo a secretária, a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 continua nas unidades de saúde e será estendida a outros locais. “Com a chegada dessas seis mil doses, além das unidades de saúde, vamos estar com equipes nas feiras-livres, nos hotéis e salões de beleza da cidade”, disse Dinaci. “Nossa equipe está finalizando o cronograma de atendimento e nas feiras, a vacinação começa já na segunda-feira”, adiantou.

 

A Secretaria de Saúde vai divulgar também um cronograma de atendimento na rede hoteleira e nos salões de beleza. Dinaci Ranzi explicou que a decisão em levar a vacina para os hotéis, deve-se principalmente ao contato que os trabalhadores desses locais têm com pessoas oriundas das mais diferentes regiões não só do Brasil, mas também do exterior, da mesma forma que os profissionais que trabalham em salões de belezas que, além da vacina contra a gripe, vão ser imunizados também contra a Hepatite B.

 

É bom ressaltar que somente os trabalhadores serão vacinados. Os clientes já contam com as unidades de saúde que estão disponibilizando a vacina para quem ainda não foi imunizado.

 

O cronograma desta nova etapa da campanha de vacinação nas feiras-livres prevê para a próxima segunda-feira, 28, imunização na feira do Cristo Redentor; Popular Nova no dia 29; Dom Bosco no dia 30; Universitário no dia 31; Centro/Popular Velha no dia 1º de agosto; Centro América no dia 02; feira central no dia 03, e na feira da Nova Corumbá no dia 09 de agosto.

 

A imunização acontece sempre das 07h30 às 11 horas. Para receber as doses da vacina contra a gripe H1N1, é necessário apresentar documentação com foto, além da carteira de vacinação. Já pessoas menores de 18 anos, é necessário apresentar RG ou certidão de nascimento. Quem não apresentar os documentos solicitados não receberá a dose da vacina.

 

Na campanha anterior, Corumbá imunizou um total de 28.750 pessoas, sendo 21.239 dos grupos de risco e 7.511 pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.