Em novas instalações, farmácia da Prefeitura atende público 12 horas por dia

A transferência da Farmácia Municipal para um local mais central, amplo e apropriado ao armazenamento e à distribuição de medicamentos foi uma necessidade apurada logo no início da gestão do prefeito Paulo Duarte. O novo espaço, entregue na semana passada, proporciona conforto e condições dignas tanto para o usuário dos serviços de saúde como para os servidores municipais que atuam neste serviço tão primordial para o cidadão.

 

Antes, a Farmácia e demais serviços funcionavam no antigo Mercadão Municipal, local inadequado devido sua estrutura para o abrigo de atividades voltadas à saúde. A nova Farmácia Municipal está funcionando, juntamente com a Fisioterapia, Vigilância Sanitária, Vigilância de Saúde Ambiental, Ouvidoria Municipal do SUS e a Central de Estoques de Imunização, em um prédio na rua América, 427, entre as ruas Tiradentes e Ladário, que foi reformado para atender às necessidades exigidas para uma oferta digna dos serviços de Saúde.

 

Com um farmacêutico à disposição em tempo integral para a orientação sobre a forma de administração e conservação dos medicamentos, a população pode tirar suas dúvidas e seguir de forma mais eficaz o tratamento de diversas patologias para as quais a lista de medicamentos do SUS foi formulada.

 

Nesta lista estão todos os medicamentos incorporados pelo SUS e que são distribuídos em todo o território nacional. Por isso, a orientação é que o cidadão ao ser consultado veja com o médico a possibilidade de receitar algum medicamento contemplado nesta lista que inclui também os similares e genéricos. Aliás, a apresentação da receita médica é imprescindível para o fornecimento do medicamento em dose apropriada para o tratamento.

 

O novo espaço onde está instalada a Farmácia Municipal disponibiliza cadeiras para os cidadãos, caso seja necessário, esperar pelo atendimento de forma confortável. Como os medicamentos estão armazenados de forma a facilitar a localização, o atendimento é muito mais rápido ao cidadão.

 

Com o funcionamento da Farmácia em um novo espaço, o Município aproveita para atualizar o perfil epidemiológico e solicita à população que faz uso regular do fornecimento de medicamentos, que compareça à unidade de saúde mais próxima de sua residência ou mesmo na sede da Farmácia Municipal munidos de RG ou documento com foto, CPF e comprovante de residência.

 

“Queremos saber que tipo de medicamento é receitado em nosso município. Através desse recadastramento poderemos fazer uma média de quantidade, do que a gente oferece a nossa comunidade para podermos melhorar, cada vez mais, a nossa relação municipal de medicamento. Saber exatamente qual é a maior demanda de um determinado bairro. É esse a intenção por isso temos feito o apelo a toda comunidade que faz uso dos medicamentos de nossa Rede Pública”, comentou a secretária municipal de Saúde, Dinaci Ranzi.

 

A Farmácia Municipal funciona das 07 às 19 horas, sem intervalo para o almoço. A partir deste horário, os medicamentos são disponibilizados no Pronto-Socorro Municipal.