Eliminatória do Kombat Break de Bboys é destaque no Juventude na Praça

A fase eliminatória do Kombat Break de Bboys foi um dos destaques do final da tarde de domingo, 20, em Corumbá, durante a edição do Juventude na Praça. O evento aconteceu na estrutura montada no Porto Geral, às margens do Rio Paraguai, um dos mais belos cartões postais da maior cidade pantaneira.

 

A eliminatória aconteceu durante a realização da segunda edição do campeonato de bboys, competição incluída no Juventude na Praça, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, sob coordenação da Gerência de Ações para a Juventude, em parceria com a Fundação de Cultura.

 

A tarde-noite foi bastante movimentada. Quem compareceu ao Porto, além do campeonato de bboys, teve oportunidade de presenciar apresentações de grupos de capoeira, de skate, como também de uma peça teatral com o Grupo GETT.

 

O campeonato que serviu de eliminatória para o Kombat Break de Bboys que acontecerá em Campo Grande, foi fruto de uma parceria com os Crews, grupos organizados de bboys, com representantes de Corumbá, Campo Grande e de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).  

 

“Foi feita uma escolha entre as cidades próximas a Campo Grande, para que várias delas pudessem sediar as eliminatórias e Corumbá foi uma das selecionadas. Hoje tivemos 32 participantes e os dois melhores vão participar juntos com os outros vencedores das outras cidades na final em Campo Grande”, explicou Victor Gonzaga, um dos organizadores do evento.

 

E o evento atraiu concorrentes até da Bolívia, como Jasmim Montero, uma bboy de Santa Cruz, que pratica a atividade há dois anos. E foi o stress que a levou a esta prática. “Acabei me apaixonando pelos passos e fazer o combate com os meninos no começo me incomodava, mas, agora para mim é normal. Eles me tratam como se fosse uma deles e na hora da batalha depende só de mim, para saber qual passo escolher para duelar melhor”, comemora.

 

Marcos Gonzaga, campeão da edição de 2013, foi um dos jurados da eliminatória que avaliou três quesitos: fundamento, musicalidade e ritmo. “Estou nesse mundo há seis anos, e a cada batalha que vejo, me surpreendo com a criatividade e os novos passos criados pelos bboys. E neste acredito que não será diferente por termos gente de vários lugares”, disse Marcos antes da competição.

 

Classificados

 

A disputa de domingo classificou na categoria Popping, o campo-grandense Matheus Gonçalves, o “Chiclete”, da Cia Dança Urbana. Na categoria Breaking, o vencedor foi Eliwelton dos Santos, o “All Star” do Real Beat Breakers de Campo Grande, que irão disputar o estadual.

 

O subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa, lembrou que esse sucesso do campeonato de bboys teve uma grande aceitação por parte da população. “A ideia inicial do Juventude na Praça era unir as diversas tribos que temos espalhadas pela cidade, e quando descobrimos que aqui existiam bboys, o prefeito Paulo Duarte considerou importante e os convidou para que treinassem na Oficina de Dança”, explicou.

 

Segundo Nilo, o movimento ganhou adeptos e, “por isso resolvemos fazer um campeonato no ano passado que foi um sucesso. Receber esta eliminatória em nossa cidade é muito legal, pois agora temos participantes até da Bolívia, promovendo um intercambio cultural muito legal”, completou.