Canal Futura exibe documentário sobre festejos de São João em Corumbá

As comemorações de São João em Corumbá ganham destaque em rede nacional com a exibição do documentário “A Noiva de São João”, filmado durante os festejos tradicionais na cidade pantaneira. Com duração de 12 minutos, o documentário foi realizado por Priscila Midori e Victor Marcello, através da produtora Fato.

 

“Na verdade começamos a gravar tudo por impulso, e este foi um bonito recorte que se apresentou naturalmente. Morei 15 anos entre Ladário e Corumbá, e o São João é uma das coisas marcantes da cidade que sinto muita falta. Esse vídeo-documentário foi feito um pouco por acaso quando Victor e eu passamos por Corumbá em 2012”, explicou Midori.

 

A exibição do documentário acontecerá nesta quinta-feira, 10 de julho, pelo canal Futura, no programa Sala de Notícias, que começa às 13h30, com reprise às 20 horas (ambos horários locais).

 

“A Noiva de São João” vai mostrar detalhes e curiosidades da festa que mistura sacro e profano, atraindo milhares de pessoas no Porto Geral, ponto histórico da cidade.

 

O relato é trazido pela festeira Bianca Machado que mostra a religiosidade que envolve o compromisso de ser tornar um festeiro de São João em Corumbá. A festa se mantém viva por décadas através da passagem de geração para geração da devoção no mais cultuado santo junino da cidade.

 

“Acompanhamos a preparação do São João da Bianca e Victor decidiu registrar as etapas porque é uma festa muito rica visualmente e muito diferente do que vemos pelo Rio de Janeiro. A princípio não havia um propósito, mas quando nos demos conta, tínhamos esse material cheio de imagens lindas do evento e do Pantanal, e vimos no Sala de Notícias do Futura uma oportunidade de mostrar essa festa que tanto nos encantou como turistas”, resumiu Priscila.

 

Clique aqui e veja trecho de divulgação do documentário “A Noiva de São João”.