Agetrat orientou mais de 3,8 mil motoristas só no primeiro semestre de 2014

A Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Corumbá (Agetrat), além de várias outras atribuições, tem como prioridade a fiscalização diária e constante em frente às escolas da rede pública e particular de ensino da cidade.

 

Todos os dias, os 25 agentes fiscalizadores são destacados  – nos horários de entrada e saída – para controlar o fluxo de veículos na frente de uma instituição de ensino. Essa fiscalização intensa começou em 2013 e continua durante esse ano.

 

“Em Corumbá, existem mais de 50 instituições escolares, dentre elas escolas de educação infantil, ensino fundamental, médio, creches e faculdades. Todos os dias no período diurno os Agentes de Trânsito visitam as escolas e no período noturno as instituições de ensino superior”, detalhou a diretora-presidente da Agetrat, Silvana Ricco.

 

Além do serviço de visitação às escolas e auxílio no fluxo de veículos e pedestres em frente a estas instituições, a Fiscalização de Trânsito tem registrado todas as visitas e ações em seu banco estatístico, que serve de base para definir e planejar as ações da instituição.

 

“Todas as informações são registradas diariamente, como instituição visitada, horário da visita, quantidade de veículos parados para travessia de pedestres e quantidade de veículos notificados por desrespeitar a Legislação. Além disso, os agentes podem informar a central sobre alguma alteração percebida em frente à escola, como falta de sinalização ou sugestão de melhoria”, continuou Silvana.

 

Referente às infrações de trânsito verificadas nestes locais, destacam-se o estacionamento em fila dupla, deixar de reduzir a velocidade na proximidade de escolas e deixar de dar preferência a pedestre utilizando a faixa a ele destinada.

 

Balanço

 

Somente durante o primeiro semestre letivo de 2014, compreendido entre os dias 03 de fevereiro e 25 de junho, mais de 3.877 foram orientados pelos agentes de trânsito quanto à preferência do pedestre na faixa. O número de notificações no período foi de 513, quase o mesmo de visitas escolares realizadas pelos agentes: 591.

 

A instituição de ensino que mais foi atendida pela Agetrat neste período foi a Estrelinha Verde, localizada em uma via de tráfego intenso de veículos durante todo o dia. O Cenic, o Delcídio do Amaral, Dom Bosco e Djalma Sampaio Brazil foram as outras mais visitadas pelos agentes.

 

“Foram centenas de visitas, sempre com a intenção de conscientizar os motoristas, afinal, sabemos que não podemos estar em todas as escolas ao mesmo tempo, enquanto estamos controlando o fluxo em uma escola, há outras crianças dependendo da consciência dos condutores em outras”, afirmou Jeferson Braga, supervisor de Fiscalização do Trânsito

 

“Vamos continuar esse serviço com prioridade até o final do ano letivo e trabalhar muito para que os alunos possam ir para a escola e voltar para casa com segurança, mas, sabemos que não estamos sós nesta batalha, contamos com a parceria dos motoristas”, finalizou o supervisor dos Agentes de Trânsito da Agetrat.