Abertas as inscrições para o II Festival de Pipas; competição será no dia 16

Estão abertas as inscrições para o II Festival de Pipas que acontece em Corumbá no dia 16 de agosto, no Estádio Arthur Marinho, a partir das 07h30. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Esportes de Corumbá, em parceria com a Agência Municipal de Trânsito de Corumbá (Agetrat), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar e Policia Militar.

 

O evento visa promover uma tradição popular por meio de um brinquedo artesanal, bem como integrar a família, envolvendo pais e filhos numa atividade recreativa de lazer e de conscientização quanto ao não uso do cerol, produto que torna a linha da pipa, uma arma que já causou vítimas em várias regiões do País, inclusive em Corumbá.

 

Por isso mesmo, durante o festival uma equipe estará prestando esclarecimentos aos participantes, por meio de palestras educativas, dos locais apropriados para a prática da atividade, bem como os perigos decorrentes da utilização da linha cortante (cerol).

 

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 09 de agosto na sede da FUNEC, localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 1067, Centro, durante o horário comercial, mediante preenchimento da ficha de inscrição que está disponível no site da Prefeitura Municipal de Corumbá: www.corumba.ms.gov.br .

 

Cada concorrente poderá participar com apenas uma pipa. O julgamento dos competidores será feito por uma comissão formada por três profissionais escolhidos pela Funec.

 

O Festival de Pipas será disputado nas categorias menor e maior tamanho (as pipas deverão conter toda estrutura – papel, cabresto, vareta, linha e etc.; engenhosidade e beleza (pipa mais trabalhada, detalhada e bonita), e criatividade (mais detalhada e bonita).

 

Os três primeiros colocados de cada categoria receberão premiação. É bom lembrar que, para efeito de premiação, todas as pipas deverão subir e permanecer no ar por, pelo menos, três minutos.

 

De acordo com o diretor-presidente da Funec, Elvécio Zequetto, a ação tem como finalidade dar continuidade à campanha “Não ao uso de cerol”, iniciada com a primeira edição deste evento, como também, proporcionar uma atividade lúdica e de lazer de forma saudável.  “Vamos destacar a importância do fomento e do resgate de brincadeiras que embalaram gerações e que estavam caindo no esquecimento ou sendo manuseadas de forma inadequada, como exemplo pipas com cerol”.

 

A organização do evento ainda informa que todos os participantes deverão comparecer ao local do festival, antecipadamente, apresentar suas pipas confeccionadas de forma artesanal, contendo estruturas e itens básicos como: papel, cabresto, vareta, linha sem cerol e rabiola. Além dos prêmios oferecidos aos ganhadores de cada categoria, vários brindes serão sorteados entre os participantes.