Prefeitura repassa materiais para ações de contenção de animais silvestres

A Prefeitura de Corumbá está fazendo o repasse de equipamentos adquiridos pelo Município, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, ao 3º Grupamento de Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá, para dar maior suporte ao Comitê de Incêndios Florestais e Contenção de Animais Silvestres, nas ações desenvolvidas na região urbana.

 

A decisão foi tomada após reunião do comitê e anunciada esta semana pela diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Luciene Deová. “Chegamos à conclusão, na reunião, que todo o material necessário para captura, contenção e manejo dos animais silvestres, que não raramente aparecem na área urbana de Corumbá e Ladário, deve ficar reunido em um só local, garantindo a agilidade no atendimento de ocorrências”, explicou.

 

Luciene explicou ainda que “como o Corpo de Bombeiros de Corumbá integra o Comitê de Incêndios Florestais e Contenção de Animais Silvestres, trabalha em regime de plantão, funcionando 24 horas, acreditamos ser este o local ideal para o material ficar reunido”.

 

Outro fato que levou os integrantes do comitê a escolher o Corpo de Bombeiros, é justamente porque este órgão é o primeiro a ser procurado pela população quando ocorrem estes tipos de ocorrências.

 

“Como todo o material ficará reunido em um só local, no Corpo de Bombeiros, orientamos a população a ligar para o telefone 193, que é bastante conhecido e gratuito. Lá, a guarnição conta com plantonistas capacitados para lidar com as situações, além de possuir veículos adequados para transporte de equipamentos e de pessoal”, explicou.

 

Os equipamentos ficarão sob a responsabilidade do 3º Grupamento, na pessoa de seu comandante. Estão sendo repassados um GPS etrex venture hc; 15 cilindros de CO2 de 12 gramas para rifle; um ambu; um colchão de casal; uma lanterna de cabeça 3 leds-petzl; uma padiola de emergência enrolável – sitmed; dois cambões de lumínio cabo de aço e plástico Zootech; uma zarabatana de longo alcance 900 mm Zootech; quatro rádios transmissores e receptores Motorola, e um binóculo.