Prefeitura leva vacina contra a gripe para as feiras livres da cidade

Com mais de 20 mil pessoas vacinadas, a Prefeitura de Corumbá iniciou nessa quinta-feira, 12, uma nova etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1. Agora, equipes volantes da Secretaria de Saúde estão percorrendo as feiras livres, para vacinar aquelas pessoas que, por um motivo ou outro, ainda não se imunizaram contra a doença.

 

Em uma hora de serviço na quinta-feira, mais de 100 pessoas, inclusive crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, já haviam sido vacinadas pela equipe do setor de imunização da Secretaria de Saúde.

 

O chefe da área, enfermeiro Wangley Campos, informou que a procura foi grande, inclusive com formação de filas. Conforme ele, a estratégia foi adotada para que a população tenha doses da vacina mais próximo do domicílio.

 

Wangley lembrou que entre os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde, só as gestantes e crianças ainda não atingiram a meta de imunização, estipulada nacionalmente em 80%. E é para atingir esta meta que a Prefeitura decidiu ampliar a vacinação, levando doses para as feiras livres.

 

Além da feira do Bairro Universitário, o cronograma da Secretaria de Saúde prevê para o dia 16, vacinação na feira do Cristo Redentor; no dia 17, será na feira da Popular Nova; dia 18, na feira do Dom Bosco; no dia 20, na feira da Nova Corumbá; no dia 21, na feira central; no dia 27, na feira da Popular Velha, e no dia 28, na feira do Centro América. O atendimento será sempre das 07h30 às 13h30.

 

A ampliação da campanha está sendo possível após a Secretaria de Saúde ter conseguido mais duas mil doses junto ao Ministério de Saúde para fortalecer o trabalho de imunização em toda a cidade. “Fizemos um pedido de cinco mil doses e ainda temos a expectativa de receber, em breve, outra remessa”, afirmou a secretária Dinaci Ranzi. 

 

Números da gripe

 

O último levantamento aponta que 6.305 crianças foram vacinadas contra a gripe A, 76% do total estabelecido para a cidade. Entre as gestantes, a quantidade exata é de 910, ou 60%. Também foram imunizados 8797 idosos, 269 indígenas, 240 puérperas e 3040 profissionais da área de saúde.

 

As famílias residentes nas regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense também estão sendo imunizadas contra o Influenza A. Os ribeirinhos recebem as doses por meio do Programa Social Povo das Águas. Só nesta primeira ação do ano, que atende a parte alta da planície pantaneira, em andamento, foram levadas 300 doses da vacina.