Prefeitura incentiva festeiros e fortalece rituais do Banho de São João

Além de apoiar financeiramente os festeiros de São João mais tradicionais da cidade, a Prefeitura de Corumbá também segue e fortalece todos os rituais da festa, uma das mais marcantes e singulares de todo o Mato Grosso do Sul. Na noite do dia 23, um verdadeiro arraial é montado na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque.

 

A cerimônia é completa. Tem reza, dança, carreteiro, paçoca de carne seca e cocada, tudo gratuito e aberto ao público. Por volta das 22h30, integrantes da Banda de Música Manoel Florêncio começaram a tocar o famoso “Deus te salve João” e o andor oficial sai do Ila e vai para a rua.

 

O estandarte e a coroa de São João foram levados, respectivamente, pelo prefeito Paulo Duarte e a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon. As lanterninhas iluminam todo o trajeto até o Rio Paraguai, onde a imagem é banhada, repetindo o batismo de Jesus Cristo feito por João Batista.

 

Da Prainha, o cortejo seguiu até a ferradura do Porto Geral, onde os cururueiros esperavam para dar prosseguimento à tradição pantaneira. É com essa música típica e os passos marcados do siriri que o mastro foi erguido bem em frente ao palco principal. O ápice da cerimônia é a queima de fogos, que este ano durou 15 minutos e iluminou os céus de Corumbá.

 

“Essa festa é feita pelo povo corumbaense. Foram praticamente 100 andores de todas as partes da cidade descendo a ladeiro e isso reforça aquilo que temos falado muito: a arte e a cultura de nossa região, de nosso povo. É interessante pra quem vem de fora ver uma festa desse tamanho, dessa proporção, de forma organizada e com toda essa participação popular”, comentou o prefeito Paulo Duarte.

 

“Tudo isso aqui é uma manifestação totalmente popular. Não tem nada inventado ou imposto pela Prefeitura. O Poder Público organiza, mas quem faz essa festa é a população. E vamos caminhar cada vez mais nesse rumo, para uma cidade que tem orgulho de sua história, de sua cultura e de sua gente”, completou o chefe do Executivo municipal.