Prefeitura e ONG promovem atendimento preventivo de câncer de mama

Pela segunda vez na cidade, a ONG Onça Pintada está realizando exames preventivos de câncer de mama. Na tarde desta sexta-feira, 27, o encontro acontece na Unidade de Saúde Pedro Paulo II, no bairro Maria Leite. O trabalho conta com a parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, e tem a meta de atingir 100 atendimentos.

 

 

A coordenadora da ONG Onça Pintada, Maria Filartiga, explicou como funciona a dinâmica de atendimentos. “Dentro de nossa unidade móvel nós realizamos uma triagem, e os casos suspeitos encaminhamos para ultrassom”, conta Maria, acrescentando que os diagnósticos que necessitam de mamografia serão encaminhados para o Centro de Saúde da Mulher, localizado na parte central da cidade.

 

 

Para a dona de casa Sonia Maria da Costa Cruz, o trabalho tem sido muito esclarecedor. “Eu dou nota 10 para esse atendimento, que me ajudou a esclarecer muitas dúvidas”,disse, comemorando com muita alegria o fato de não precisar ser encaminhado ao ultrassom.

 

 

A ONG Onça Pintada tem por objetivo a prevenção e o combate do câncer de mama no Mato Grosso do Sul. Outras ações em parceria com a Prefeitura foram realizadas em 2013, quando foram atendidas 220 mulheres. Deste total, quatro foram submetidas a cirurgia com o apoio da ONG, numa parceria importante com a Secretaria de Saúde de Corumbá.