Prefeitura atende os CRAS com palestra sobre planejamento familiar

Planejamento familiar está sendo tema de palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), existentes no Município de Corumbá. A programa foi reforçado nos últimos dias por parte da Prefeitura, sob coordenação das secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Saúde, em atendimento a uma orientação do prefeito Paulo Duarte, e está direcionado às famílias atendidas pelos CRAS existentes na cidade e também na zona rural.

 

A primeira comunidade atendida pelo programa foi a do CRAS IV, no dia 29 de junho. Na oportunidade, mais de 90 mulheres do Bairro Aeroporto, frequentadoras dos serviços de fortalecimento de vínculos, participaram da atividade que esteve a cargo da psicóloga Nadja Chauvet, coordenadora do Planejamento Familiar da Secretaria de Saúde. Nesta sexta-feira, 06, o programa será levado para as mulheres frequentadoras do CRAS II, localizado no Bairro Guató.

 

Assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei n° 9.263, de 1996, o planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família. Além de prevenir a gravidez não planejada, as gestações de alto risco e a promoção de maior intervalo entre os partos, o planejamento familiar proporciona maior qualidade de vida ao casal, que tem somente o número de filhos que planejou.

 

Segundo Rosilene Sanches de Oliveira, moradora do bairro Jatobazinho, “a palestra foi muito importante pela orientação que recebemos”. Apesar da idade, 34 anos, Rosilene já é mãe de sete filhos, o mais novo de um mês e o mais velho de 14 anos.

 

“Estabelecemos essa parceria com a Secretaria de Saúde porque consideramos que o planejamento familiar é um tema transversal e que compete, não só a uma secretaria mais ao conjunto delas. Assim, Assistência Social e Cidadania, Saúde e Educação, podem fazer a diferença na melhoria de qualidade de vida das nossas mulheres e também das nossas crianças”, observou o subsecretário Nilo Corrêa de Assistência Social e Cidadania.