Prefeito reforça ao Governo Estadual, execução de rede de drenagem em residencial

O prefeito Paulo Duarte está reforçando junto ao Governo do Estado, a necessidade da implantação de uma rede de drenagem no Residencial Guató, construído pelo Estado no Bairro Maria Leite. Nesta segunda-feira, 02 de junho, o Chefe do Executivo corumbaense encaminhou ofício ao secretário de Estado de Obras Públicas e de Transporte, Edson Giroto, reiterando uma solicitação já feita anteriormente, para execução da drenagem em toda a área onde foram implantadas 1.200 moradias.

 

“Estivemos reunidos com lideranças do residencial e a preocupação no residencial é grande. A situação se complicou com as últimas chuvas e é preciso que o Governo execute estas obras de drenagem, para dar condições digna de moradia ás famílias que residem no local”, explicou o prefeito. “Estamos reforçando a nossa solicitação ao secretário Edson Giroto, já que é um serviço que deveria ter sido feito quando o residencial estava em construção”, ressaltou.

 

Paulo anunciou ainda que a Prefeitura está executando serviços emergenciais no residencial para, pelo menos, minimizar os problemas dos moradores. “A solução definitiva dos problemas somente após a execução desse projeto de drenagem”, destacou, lembrando que é justamente para evitar transtornos como este que, os novos residenciais lançados dias atrás pela Prefeitura, serão todos dotados de rede de drenagem, asfalto, e outros serviços de infraestrutura, além da implantação de equipamentos urbanos.

 

O residencial foi construído na divisa com Ladário e conta com 1.200 moradias de interesse social. O prefeito informa que a rede de drenagem vai permitir maior qualidade de vida para os moradores e expansão da infraestrutura do município.

 

No ofício, Duarte ressalta que “o projeto executivo para implantação de um sistema de drenagem seria de significativa importância, resolvendo não só problemas decorrentes dos escoamentos não direcionados de águas pluviais, alagamentos pontuais verificados, identificação dos níveis de lençóis freáticos para mapeamento dos minadouros existentes na área, bem como contribuiria para a implantação futura de um projeto executivo de pavimentação viária, resolvendo assim, parcialmente as circunstâncias, ainda ausentes de infraestrutura local”.

 

Paulo Duarte lembra que o projeto executivo de drenagem desenvolvido pelo Governo do Estado, se “somará aos benefícios de melhoramentos na infraestrutura que serão realizados pelo Município”. Ele observa que a necessidade imediata da elaboração e execução de um projeto de drenagem em toda a área, já havia sido solicitado por ele há algum tempo para “resolvermos os problemas de escoamento de águas pluviais, alagamentos pontuais, além de auxiliar no rebaixamento do lençol freático para minimizar os minadouros existentes na área”, concluiu.

 

Serviços

 

Na tarde dessa segunda-feira, 02, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos iniciaram serviços emergenciais no residencial, para minimizar os problemas de inundações no local. Os trabalhos terão sequência e está prevista a implantação de uma galeria provisória que vai captar água de dois minadouros às margens da rua principal, a Nossa Senhora das Mercês, até chegar a uma área localizada na parte de baixo do conjunto, chegando a um córrego seco. A galeria contará com cerca de 200 metros. Além disso, a Prefeitura vai realizar serviços de recuperação do trecho para garantir melhores condições de tráfego.