Nasf recebe veículo para serviços de apoio às equipes de Saúde da Família

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Corumbá passa a contar com um veículo para dar maior agilidade às atividades itinerantes de apoio às equipes da Estratégia de Saúde da Família na cidade. O órgão, ligado à Secretaria de Saúde da Prefeitura, conta com duas equipes formadas por assistente social, psicólogo, educador físico, fisioterapeuta e nutricionista, um profissional em cada.

 

As equipes do Nasf desenvolvem um cronograma semanal de atendimento, com  serviços nas unidades básicas de saúde da família, onde realizam atividades físicas como alongamento, caminhadas, exercícios aeróbicos, orientações sobre diversos temas para gestantes e idosos, além de realizarem discussões de casos, promovendo a construção de planos terapêuticos singulares, buscando dar resolutividade aos casos onde as equipes de estratégia de saúde da família encontram maiores dificuldades.

 

O Nasf é uma estratégia que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família.

 

Deve estar comprometido também, com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da Saúde da Família e entre sua própria equipe, incluindo na atuação de ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura, além de humanização de serviços, educação permanente, promoção da integralidade e da organização territorial dos serviços de saúde.

 

A Estratégia de Saúde da Família (ESF), vertente brasileira da Atenção Primária à Saúde, caracteriza-se como a porta de entrada prioritária de um sistema de saúde constitucionalmente fundado no direito à saúde e na equidade do cuidado e, além disso, hierarquizado e regionalizado, como é o caso do SUS.