Jogos da EJA começam em Corumbá com mais de 400 atletas participantes

Foi aberta na noite dessa segunda-feira, 02, a 10ª edição dos Jogos da EJA (Educação Jovens e Adultos) da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá. A cerimônia de abertura foi realizada no Centro Popular de Esporte, Cultura e Lazer Nação Guató, com a presença das seis escolas envolvidas na competição.

 

Ao som da Banda Manoel Florêncio, as delegações das escolas Barão do Rio Branco, Clio Proença, Izabel Corrêa, José de Souza Damy, Pedro Paulo de Medeiros e a escola rural Luiz de Albuquerque fizeram o desfile de abertura.

 

A pira olímpica, que representa a harmonia e a confraternização entre os atletas, foi acesa pelo aluno Leonardo Moraes Silva, da Escola Municipal Pedro de Medeiros, estudante da 3ª fase da EJA, campeão duas vezes da Copa Funada 2006 e 2007, jogado pela ABB e bicampeão da Copa Cenic 2009 e 2010, jogado pela Escola Dom Bosco.

 

O juramento do atleta foi conduzido pelo aluno da escola Municipal Clio Proença, Lucas dos Santos Teixeira, que cursa a 4ª fase da EJA.

 

A cerimônia foi encerrada com a apresentação da Oficina de Dança do Pantanal. Logo depois, começaram as primeiras partidas do futsal, do cabo de guerra e do futebol sete. A competição está sendo disputada ainda nas modalidades de tênis de mesa e xadrez

 

Representando o prefeito Paulo Duarte, a secretária de Educação Roseane Limoeiro, se dirigiu aos participantes, afirmando que a competição “é o momento de vocês. E que nesses três dias vocês se dediquem a apresentar o melhor que aprenderam na vida, na escola e especialmente na formação cidadã”, disse. “Que nessa festa bonita vocês possam praticar o amor, o respeito e a solidariedade”, completou.

 

Os Jogos do EJA ainda serão disputados nas modalidades xadrez e tênis de mesa. Mais de 400 alunos estão participando da competição, que termina na próxima quarta-feira, dia 08. Além de organizar e coordenar os Jogos, a Prefeitura de Corumbá ainda disponibiliza transporte para os estudantes das escolas até o Nação Guató.