Hoje é dia de descer a ladeira e banhar a imagem de São João no Paraguai

Corumbá está em festa nesta segunda-feira, 21 de junho. Hoje, é dia de descer a ladeira e banhar a imagem de São João nas águas do Rio Paraguai, ponto alto da maior festa junina do Mato Grosso do Sul, o Arraial do Banho de São João, promovido pela Prefeitura que, ao lado de parceiros como a Universidade Federal, trabalha agora para obter o registro nacional de Bem Cultural Imaterial.

 

E a festa começa cedo, nas residências das mais de cem famílias que, por um motivo ou outro, mantem a tradição de descer a Ladeira Cunha e Cruz com seus andores, em direção ao Rio Paraguai, para banhar a imagem do santo. E não se trata apenas de descer a Ladeira até o rio. No percurso, alguns rituais se destacam. Entre eles, passar por baixo do andor em busca de um casamento perfeito.

 

Hoje é dia de descer com a família para o Porto Geral e participar de forma alegre e descontraída da festa que começou no sábado e já levou milhares de pessoas à orla. A expectativa é que mais de 40 mil pessoas passem pelo local na noite desta segunda para terça-feira.

 

O Arraial do Banho de São João se define como a mistura de muita devoção, fé e crendice popular, trindade secular que alimenta a tradição de banhar a imagem do santo nas águas do Paraguai.

 

A festa começa nas casas das famílias festeiras, uma tradição, onde se misturam cânticos religiosos, orações, histórias de fé em milagres operados pelo santo que, segundo a Bíblia, batizou Jesus Cristo no Rio Jordão, e “ingredientes” da cultura popular como fogueira, elevação do mastro, dança de quadrilhas juninas e fogos de artifício.

 

Neste ano, mais de 100 famílias (e entidades) corumbaenses estão com suas festas programadas para iniciar nas primeiras horas da noite. São tradições mantidas há mais de um século pelos antepassados e que se renova anualmente, com muito mais força e fé em São João Batista.

 

A programação é intensa. Na orla do Porto Geral será aberta às 18 horas com a praça de alimentação. A partir das 20 horas, shows musicais. Enquanto isso, na Ladeira Cunha e Cruz, festeiros estarão descendo com seus andores para o banho da imagem do santo no Paraguai.

 

A noite reserva ainda a elevação do mastro de São João, às 23h15; roda de Cururu, às 23h30; show pirotécnico para saudar a chegada do Dia de São João Batista, 24 de junho, e um show musical com a dupla Marcelo e Renato.