Falciforme é tema de roda de conversa na Unidade de Saúde Luis Fragelli

A Prefeitura de Corumbá programou para a quarta-feira, 18, uma roda de conversa como parte das celebrações do Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme. A ação acontece a partir das 07h30, na Unidade de Saúde Luis Fragelli, no Bairro Universitário.

 

O evento é direcionado a um grupo de gestantes atendidas na unidade de saúde e portadores da doença e traço falciforme. A realização esta a cargo da Secretaria de Saúde em parceria com a Associação Corumbaense das Pessoas com Doenças Falciformes (ACODFAL).

 

O Dia Mundial acontece em 19 de junho. Devido ao feriado, Corumbá antecipou as ações para a quarta-feira. A data foi estabelecida pela ONU como como forma de conscientizar a população mundial sobre esta doença genética de maior prevalência no Brasil, com um caso a cada mil nascimentos, a doença falciforme vem sendo negligenciada à anos.

 

Conforme pesquisas, a atenção às pessoas com doença falciforme no Brasil é pequena, não condiz com o tamanho e a complexidade do problema. Somente nos primeiros seis meses de 2014, 63 pessoas com doença falciforme morreram aqui no Brasil, tornando-se imprescindível a mobilização e participação nesta campanha mundial.

 

Em Corumbá, a Prefeitura implantou o Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme. Além disso, no dia 23 de maio desse ano, o prefeito Paulo Duarte assinou a Lei nº 2.396, instituindo a “Semana de Prevenção ao Traço e Anemia Falciforme” destinada ao esclarecimento da população  e divulgação de todos os fatos relacionados com a doença.

 

A ACODFAL é a entidade parceira da Prefeitura na instituição de políticas públicas para as pessoas com doença falciforme na região de Corumbá. É a única associação em todo o Mato Grosso do Sul.