Empreendedorismo feminino é tema de encontro em Corumbá na terça-feira

A Prefeitura de Corumbá realiza na próxima terça-feira, 10, um encontro para debater o empreendedorismo feminino dentro do Município. O evento acontece no Sindicato Rural, localizado na Avenida General Rondon, e está sendo organizado pela Secretaria de Indústria e Comércio, em conjunto com o Sebrae-MS e Associação Comercial e Empresarial de Corumbá.

 

O encontro, denominado de “Café com Negócios”, vai reunir empreendedoras, executivas, gerentes e diretoras, autônomas e outras profissionais corumbaenses, que terão a oportunidade de compartilhar um pouco sobre a importância do empreendedorismo feminino.

 

O secretário de Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barros, observa que as Micros e Pequenas Empresa estão se destacando no  cenário econômico brasileiro nos últimos anos. São reconhecidas como as grandes responsáveis pela geração de emprego e renda nos municípios, elemento fundamental no processo de desenvolvimento local.

 

Ele observa que, neste contexto, torna-se visível a figura do MEI (Micro Empreendedor Individual), que a partir da Lei Nacional 128/2008, tem contribuído para que muitos trabalhadores exerçam seus micros negócios de forma legal, conquistando o direito a vários benefícios e a um tratamento diferenciado por parte dos governos municipal, estadual e federal.

 

Levantamento realizado em 2012, mostra que, em Corumbá, 53% dos MEIs são do sexo feminino, fato este que evidência a percepção de maior atuação da força feminina nos negócios. Ainda, 30 % dos micros empreendedores individuais do município possuem entre 31 a 40 anos de idade; 27% possuem entre 41 a 50 anos e 26% possuem entre 21 a 30 anos. Em sua maioria, a percepção é de que os MEIs em Corumbá possuem certa maturidade e ao mesmo tempo o número de jovens que buscam empreender também possui uma participação significativa.

 

“Logo, trabalhar com este público é essencial para o pleno desenvolvimento econômico da região. E é por isso que buscamos realizar o primeiro evento de apoio às mulheres empreendedoras no município, como forma de auxiliar as empreendedoras em uma das suas maiores dificuldades, que é realizar networking e capacitá-las para uma melhor atuação no ambiente empreendedor”, observou Pedro Paulo. “Este será o IV Café com Negócios, edição Mulheres Empreendedoras, um evento para empreendedoras reais que trará histórias e conhecimentos de empreendedoras reais”, completou.

 

Além de contatos e conhecimentos, as empreendedoras que participarem do Café com Negócios, segundo ele, também terão acesso a “histórias lindas e inspiradoras de outras mulheres donas de negócios de sucesso, por meio da troca de experiências”, finalizou.