Corumbá celebra a Retomada e aniversário da Brigada de Infantaria na quinta

Marcada para a próxima quinta-feira, 12 de junho, as comemorações do 147º aniversário da Retomada de Corumbá e do 68º aniversário da 18ª Brigada de Infantaria da Fronteira. A solenidade cívico-militar será as 10 horas, na Praça da Independência, e a celebração conjunta é uma realização da Prefeitura Municipal e do comando da Brigada Ricardo Franco.

 

A programação será aberta com o canto do Hino Nacional Brasileiro, seguido da leitura alusiva ao aniversário da instituição militar e da Retomada; toque da vitória em homenagem aos que tombaram por ocasião da guerra com o Paraguai; colocação de coroas de flores na estátua do herói da Retomada, Antônio Maria Coelho, e no busto de Ricardo Franco, com as presenças do prefeito Paulo Duarte, do general-de-brigada, Pedro Paulo de Mello Braga, e pelos descendentes de Antônio Maria Coelho e Ricardo Franco.

 

A Retomada de Corumbá é celebrada no dia 13 de junho, data em que as tropas comandadas pelo tenente coronel Antônio Maria Coelho, expulsaram os paraguaios comandados por Solano Lopes, das terras da Província de Mato Grosso por ocasião da Guerra do Paraguai.