Corumbá apresenta “Cama & Café” para potenciais empreendedores

Fazer de uma das características mais fortes do corumbaense, a receptividade, uma oportunidade para gerar renda e estimular o setor turístico da cidade. Dessa forma pode ser resumida a proposta do Cama & Café, programa de hospedagem alternativa que foi regulamento em Corumbá e está em fase de implantação.

 

Para dar sequência ao processo que instituirá efetivamente a atividade no Município, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, conjuntamente com o Sebrae, realizarão a apresentação do programa “Cama & Café” ao público interessado.

 

“Convidamos todos os interessados que tem quartos ociosos e desejam experimentar a hospedagem alternativa. Será um momento para tirar dúvidas, receber esclarecimentos”, comentou Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal.

 

Ela lembra que o programa tem suas especificidades que resguardam a atividade de redes hoteleiras, abrindo um novo nicho de mercado, cujos clientes buscam mais do que o setor consolidado oferece.

 

“É uma modalidade intimista que promove a vivência e o intercâmbio cultural, além de ser mais barata”, classificou ao destacar que o Cama & Café se distingue do aluguel de imóveis por oferecer um suporte ao turista para qual o Sebrae irá capacitar os interessados.

 

Hélènemarie lembra que a modalidade é reconhecida pelo Ministério do Turismo e com a regulamentação da Prefeitura de Corumbá, oferecerá novas perspectivas ao cidadão que se enquadre no perfil empreendedor.

 

“O Cama & Café fomenta o empreendedorismo local, gerando uma fonte alternativa de trabalho e renda ao abrir uma via legal para a população. Democratiza a atividade turística que não fica apenas restrita às grandes redes”, observou.

 

Conhecida também pela expressão inglesa “Bed and Breakfast”, essa modalidade de hospedagem insere o morador na cadeia econômica do turismo. Segundo definição do Ministério do Turismo, podem ser utilizadas residências “com no máximo três unidades habitacionais, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida”.

 

“Cada vez mais, os turistas, principalmente os estrangeiros estão em busca de uma experiência cultural local. Ele não quer mais o que está massificado. A cultura é o grande diferencial dentro da economia da experiência, que a vertente que iremos trabalhar na proposta do Cama & Café”, explicou a diretora-presidente.

 

A apresentação do Cama & Café está marcada para esta segunda-feira, 30 de junho, a partir das 18h30, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, localizada na rua Delamare, 1088, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3231-2886.