Comemoração da Data Magna da Marinha começa sábado, no Porto Geral

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, convida a população da região de Corumbá e Ladário a participar das comemorações alusivas ao 149º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, “Data Magna da Marinha”. Como parte dos eventos, serão realizadas diversas atividades em Corumbá e Ladário.

 

No sábado, 07 de junho, no Porto Geral de Corumbá, acontece visitação pública ao navio do Comando da Flotilha de Mato Grosso, Exposição de Material, Ação de prevenção e promoção de saúde, das 9 às 16 horas. No Complexo Naval de Ladário, no mesmo horário, está programada uma gincana de pintura e fotografia.

 

No dia 08, domingo, além das atividades do dia anterior, o Porto Geral de Corumbá recebe a apresentação de Bandas de Música da Marinha e da Banda Municipal Manoel Florêncio. No dia 10 de junho, a atividade será no coreto do Centro de Ladário, a partir das 17h30, com apresentação da Banda de Música da Marinha e cantores locais.

 

Na quarta-feira, a partir das 09h, a cerimônia cívico-militar alusiva ao 146º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, “Data Magna da Marinha”, e a premiação da Gincana de pintura e fotografia do Complexo Naval de Ladário acontece na entrada do Pórtico do Comando do 6º Distrito Naval.

 

Corrida

 

Ainda como parte das comemorações alusivas ao 149° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, o Comando do 6º Distrito Naval, por intermédio do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, realizará no dia 8 de junho a tradicional Corrida Rústica.

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 02 Junho, na praça Central de Ladário ou na Praça da Independência em Corumbá, das 8h às 17h, é necessário a doação de 1 Kg de alimento não perecível, exceto sal.

 

Serão distribuídos prêmios e medalhas para os primeiros colocados das diversas categorias. A Corrida será disputada em uma distância de aproximadamente 8 Km para a categoria masculina e pelotão, e de 4,5 Km para a categoria feminina e infantil de 10 a 15 anos. A Largada será às 7h30, em frente ao Pórtico do Comando do 6º Distrito Naval.

 

O percurso estará totalmente balizado, com marcações a cada quilômetro, bem como pontos de distribuição de água (km 2.7; e km 5,4). Qualquer desvio do trajeto será considerado como abandono e será punido com a desclassificação automática. Todas as informações a respeito da competição poderão ser obtidas pelo telefone 3234-1044 ou 3226-1120.

 

Data Magna

 

Anualmente, no dia 11 junho, a Marinha do Brasil comemora o grande feito do Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo. A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870).

 

A importância da vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra. Essa foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada.

 

O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865, representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil, tornando-se, assim, um dos principais eventos a serem rememorados.