Cavaleiro das Américas é recepcionado no Porto Geral nesta terça-feira

Um dos momentos mais aguardados para o Cavaleiro das Américas, Filipe Leite, está chegando. O brasileiro, que está cruzando as Américas desde julho de 2012, entrará oficialmente no Brasil nesta terça-feira, dia 3 junho, com seus cavalos Bruiser, Dude e French.

 

Ele vem de Puerto Quijarro, na Bolívia, onde os animais passaram por quarentena. O destino final de sua viagem, após 16 mil quilômetros, desde Calgary, no Canadá, é a cidade de Barretos, interior de São Paulo, dia 23 de agosto, durante a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro.

 

Filipe será recebido em Corumbá com uma homenagem especial que contará com a participação dos organizadores da Festa do Peão de Barretos – destino final do cavaleiro. Além disso, autoridades e os pais do jovem também estarão presentes. A recepção acontecerá no Porto Geral, às margens do rio Paraguai, local escolhido por reunir um conjunto de construções históricas que representam a região portuária de Corumbá.

 

Sua chegada ao Porto Geral está prevista para as 12h30. Será servido um almoço queima do alho, comida típica do peão estradeiro preparada por uma comitiva de Barretos. O núcleo regional da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) também participará da recepção de Filipe.

 

“A coragem e a determinação deste jovem muito nos orgulha. Foi uma viagem longa, difícil e inédita. Ele merece muitas homenagens. Em diversos países ele foi recebido como um grande herói e queremos fazer isso aqui também”, destacou o presidente da Festa do Peão de Barretos Jeronimo Luiz Muzetti. Autoridades locais também devem participar da recepção ao Cavaleiro das Américas.

 

A história de Filipe

 

Filipe saiu de Calgary, no Canadá, em 2012, a cavalo, rumo à Festa do Peão de Barretos. Com uma jornada de mais de 16 mil quilômetros, Filipe já percorreu países da América do Norte, América Central e recentemente passou por países da América do Sul. Agora sua viagem continua por Estados brasileiros. Uma van de apoio o acompanhará no percurso de 420 quilômetros entre Corumbá e Campo Grande.

 

O veiculo servirá de ponto de repouso e também carregará ração para os animais no trecho do Pantanal, pela BR-262. O cauboi costuma cavalgar à beira do asfalto. O Cavaleiro das Américas chegará em Barretos no dia 23 de agosto, durante a 59ª Festa do Peão de Boiadeiro. (Assessoria de Imprensa de Filipe Leite)