Alunos participam de projeto Copa do Mundo “Todos Unidos num só ritmo”

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. E a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, não podia ficar de fora desta grande festa que é a Copa do Mundo. Nas cores verde e amarelo, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino entraram no clima e deram o tom certo para abertura do projeto Copa do Mundo “Todos Unidos num só ritmo”. Foi na manhã dessa sexta-feira, 06, na Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, no Bairro da Cervejaria.

 

Aproveitando a Copa como um tema disparador para desenvolver competências pedagógicas na área social, intelectual e cultural, a abertura do evento contou com diversas apresentações de dança dos alunos, destacando o que existe de mais enriquecedor em todas as regiões do Brasil.

 

O prefeito Paulo Duarte fez a abertura do projeto e destacou a importância do projeto, afirmando que “tudo que está sendo preparado é para que as crianças entendam esse grande momento do País, essa grande festa não só do futebol, mas uma oportunidade única de mostrar o nosso país para todo o mundo”, observou. Ele considerou essencial desenvolver o sentimento de patriotismo nas crianças.

 

Para a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, o projeto acrescenta em todos os níveis de ensino e em todas as disciplinas da matriz curricular dos alunos. “Ao estudar as seleções que vão participar da copa, os estudantes enriquecem seus conhecimentos sobre história e geografia”, explicou. “Todos os aspectos vistos no evento são aproveitados como ensinamento para os alunos”, acrescentou a responsável pela pasta.

 

Ainda segundo Roseane, uma lei nacional permite que os professores e as escolas desenvolvam projetos pedagógicos, aulas programadas durante esse período da Copa. “No nosso calendário escolar, designamos três dias nesse primeiro semestre para que os professores desenvolvam dentro das escolas, especificamente nos dias de jogos do Brasil, aulas programadas”, explicou.

 

Todas as atividades serão desenvolvidas durante este primeiro semestre do ano letivo, de maneira particular nos dias de realização da Copa, e serão coordenadas pela equipe pedagógica das unidades escolares, tendo sua culminância no mês de junho.