Teatro de Bonecos para adultos é atração cultural neste fim de semana

Com apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Cultura, o Grupo Sobrevento de Teatro de Animação chega este final de semana ao município pantaneiro para duas apresentações da peça “SÃO MANUEL BUENO, MÁRTIR – O santo que não acreditava em Deus”.

 

O grupo percorre o país com o espetáculo contemplado pela Funarte (Minc) através do “Prêmio Myriam Muniz” e, em Mato Grosso do Sul, Corumbá é a única cidade receberá a montagem teatral baseada no romance homônimo de Miguel de Unamuno, escrito em 1930.

 

O texto fala de um pároco de uma cidadezinha do interior que está prestes a ser beatificado, apesar – ou mesmo por conta – de sua falta de fé. Na obra, Unamuno expõe suas teorias sobre o sentimento trágico da existência.

 

Através das memórias de uma mulher, embrenha-nos no drama íntimo do pároco: sua descrença em uma vida além da morte e sua determinação em manter viva a fé que garante a felicidade do povo de sua terra.

 

A proposta do espetáculo do Sobrevento coloca o público em uma arena ocupada por uma mesa redonda. Assim, o número de pessoas é limitado a 60 em cada apresentação. Nesse espaço, os atores interpretam os personagens – a partir de um surpreendente jogo cênico com pequenas esculturas de madeira postas sobre a mesa redonda – e revelam a história de um padre que não acredita em Deus

 

Esta é a 19ª montagem do Grupo Sobrevento, com 26 anos de carreira e considerado um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação. O espetáculo conta com a iluminação de Renato Machado; uma instalação cênica de abertura (que leva o nome de Povo Frágil) do renomado artista plástico italiano Antonio Catalano; ambientação e orientação cenográfica de Telumi Hellen; figurino de João Pimenta, preparação cenotécnica e mecanismos de Agnaldo Souza; e encenação de Luiz André Cherubini, que atua no espetáculo ao lado de Maurício Santana e Sandra Vargas.

 

A peça será encenada nos dias 31 de maio e 1º de junho, sábado e domingo, no anfiteatro Salomão Baruki, às 20 horas, porém as bilheterias serão abertas uma hora antes do início do espetáculo que não é recomendado para menores de 18 anos de idade.

 

As apresentações em Corumbá contam ainda com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do Santa Mônica Palace Hotel.

 

Veja o teaser da peça no Youtube, clicando no link.