Programa Aquisição de Alimentos está atendendo 21,5 mil pessoas na cidade

Gêneros alimentícios produzidos nas pequenas propriedades rurais de Corumbá estão enriquecendo a alimentação de quase 21,5 mil pessoas na cidade, atendidas por instituições assistenciais, hospitais, escolas e programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura Municipal. Além de promover o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar, está permitindo também a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

 

O programa foi retomado este ano pela Prefeitura, após um processo desencadeado no primeiro semestre de 2013, quando a cidade foi novamente inserida no PAA pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

 

Atualmente, 159 famílias de pequenos produtores rurais estão cadastradas na Secretaria de Produção Rural, em condições de entregar parte da produção da agricultura familiar ao Município, que faz o repasse às 54 instituições inscritas, entre elas o Asilo São José, Cripam, Cidade Dom Bosco, Aclaud, Mãos Amigas, Geniquinho, Peniel, Casa de Acolhimento Laura Pinheiro Martins, Abrigo Adiles de Figueiredo Ribeiro, Albergue da Fraternidade José Lins, Centro de Convivência dos Idosos, Centro de Apoio Infanto-Juvenil (CAIJ), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), escolas e creches.

 

O gestor do programa, Gilberto dos Santos Souza, explicou quem nem todas as famílias de produtores rurais cadastradas estão entregando parte da sua produção à secretaria. “É que muitos ainda estão no período de plantio da próxima safra. Mesmo assim, estamos recebendo uma média diária de cerca de cinco toneladas de produtos variados. A expectativa é aumentar a partir da próxima colheita”, assegurou.

 

Entre os produtos que estão sendo comprados pela Prefeitura direto do produtor estão alface, rúcula, cebolinha, salsinha, almeirão, pimentão, limão, laranja, poncã, mamão, mandioca, abóbora e maracujá. “Tudo que chega é encaminhado direto para as instituições, escolas e para os projetos sociais da Prefeitura. Hoje, temos de oito a 10 agricultores entregando parte da produção diariamente à Prefeitura”, explicou.

 

O programa

 

O Programa de Aquisição de Alimentos é desenvolvido em Corumbá por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. Foi um compromisso assumido pelo prefeito Paulo Duarte com o pequeno produtor rural, ainda na campanha, e retomado em 2013 após todos os trâmites legais. Este ano, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome confirmou o retorno da cidade e um valor de R$ 1,4 milhão para ser aplicado na compra de gêneros alimentícios produzidos pelos pequenos agricultores.

 

O PAA foi criado em 2003 para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar, por meio da utilização de mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

 

É executado com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com estados, municípios e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).