Prefeitura realiza Primeira Ação Intersetorial do Programa Bolsa Família

 

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou na manhã dessa sexta-feira, 09, a 1ª Ação Intersetorial do Programa Bolsa Família. O evento foi realizado na Escola Municipal Professor Djalma de Sampaio Brasil, localizada no Bairro Aeroporto, e contou com a parceria do Exército Brasileiro, por meio do 17º Batalhão de Fronteira e Polícia Federal.

Com o objetivo de fazer um levantamento minucioso das famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza para inclusão no Cadastro Único, o encontro envolveu as áreas da Assistência Social, Educação e de Saúde, num desenvolvimento de ações integradas das três pastas, bem como da própria direção da escola que terá um papel importante junto à comunidade.

“Hoje, será possível localizar e atualizar dados cadastrais das famílias do Programa Bolsa Família, além de pesar, medir e acompanhar o cartão de vacina das crianças oriundas das famílias beneficiárias do Bairro Aeroporto”, observou Noélia Virgílio da Silva, coordenadora do Bolsa Família em Corumbá.

 

Ainda segundo ela, o encontro é uma oportunidade de levar o Bolsa Família mais próximo da comunidade. “Nosso trabalho é feito de forma articulada entre a gestão municipal e a comunidade. E hoje, a população poderá receber atendimento médico, odontológico, realizar atualização cadastral, além de receber orientações sobre educação e cultura.”, completou Noélia.

Durante o evento, o prefeito Paulo Duarte destacou a importância da participação da comunidade nas ações promovidas pelo Bolsa Família, através dos CRAS. “É fundamental que vocês participem dessas atividades, busquem informação, cuidem da saúde e deem importância para a prevenção, pois evitaria muitos problemas”, enfatizou o prefeito.

 

Paulo Duarte ainda falou sobre planejamento familiar. “Criança é uma dádiva de Deus, mas precisa ser feita de forma planejada”, disse. “Colocar filho no mundo é um ato de amor, mas acima de tudo, precisa ter responsabilidade”, declarou, citando que hoje em dia é muito comum ver adolescentes grávidas. “Uma jovem com 14 anos de idade não tem condições psicológicas de cuidar de uma criança. E a responsabilidade de criar e educar, acabam sendo dos avós”, observou.

O Chefe do Executivo Corumbaense lembrou que 7.500 famílias são atendidas pelo Bolsa Família hoje. “A importância do Bolsa Família vai muito além do recurso financeiro. A gente trabalha para que cada vez mais, as famílias tenham condições de sair desse programa e por isso, há todo um trabalho de geração de emprego, renda e qualificação”,observou. “Não é meramente de assistencialismo, mas sim de inclusão social dessas famílias que precisam temporariamente dele, pois oferece orientação, respeito e cidadania”, finalizou.

Para o Comandante do 17º Batalhão de Fronteira, Elias Ely Gomes Vitório, foi uma honra participar da ação. “Parabéns a todos da Prefeitura de Corumbá por promover esse encontro de amor e cidadania”, disse. “Nós do Exército Brasileiro somos uma mão amiga e gostaríamos de sempre exercer o amor a todos, nessas ações que nos deixam honrados”, definiu.

 

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle, agradeceu o empenho dos demais órgãos da Prefeitura de Corumbá. “Nós temos essa missão de fazer essa integração entre a Educação, Saúde e demais secretarias, levando cidadania, a partir desse trabalho intersetorial”, enfatizou Ulle, acrescentando que todas as ações vão de encontro aos anseios da comunidade”, disse.

 

A responsável pela pasta ainda anunciou que outros pontos da cidade também vão receber a ação. “Posteriormente estaremos desenvolvendo esta ação em outros bairros da cidade, pois querermos potencializar e exercer um dia especial, da cidadania para todos”, revelou.

 

Programação

No período vespertino serão oferecidos os serviços de manicure, teatro, violão, karatê, oficina de grafitagem, oficina de capoeira, atividades recreativas, atendimento médico, lanche, oficina porta-treco. O cadastro e atualização do Bolsa Família será feito durante todo o dia.

 

 

O evento contou com a presença da primeira dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (FUPHAN), Maria Clara Scardini, do subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Correa, do secretário de Indústria e Comércio Pedro Paulo Marinho de Barros e do Coordenador de Segurança Pública do Município Fernando Lucena.