Prefeitura garante estrutura e mais saúde para a população de Albuquerque

A partir de agora a comunidade do Distrito de Albuquerque não terá mais que esperar uma semana para consultas médicas e odontológicas, e nem viajar 70 quilômetros em busca de atendimento na área urbana de Corumbá. Nessa quarta-feira, 28, o prefeito Paulo Duarte fez a entrega da reforma do prédio da Unidade Básica de Saúde daquela localidade que passa a contar com uma equipe própria e atendimento quatro dias por semana, de terça a sexta-feira.

 

O ato aconteceu no início da manhã e foi bastante comemorado pelos moradores que já puderam ser atendidos pelo médico, dentista e demais integrantes da nova equipe apresentada à comunidade pelo próprio prefeito corumbaense. “É mais um problema que estamos resolvendo. Estamos aqui para entregar esta unidade reformada e apresentar a equipe que vai atender os moradores de forma mais constante, quatro vezes por semana, e não apenas uma, como ocorria anteriormente”, explicou Paulo.

 

O prédio conta com 40 metros quadrados de área construída. Passou por uma reforma para melhorar as condições e bem receber a comunidade de Albuquerque. A estrutura ganhou pintura geral, forro, reforma das instalações elétricas e hidráulicas, além de outros serviços necessários, “tudo para que pudéssemos trazer esta equipe para atender a população. Conhecemos os problemas da comunidade e estamos fazendo de tudo para solucioná-los. Aqui nasceu Corumbá e temos que valorizar este local”, explicou.

 

Para Duarte, a reforma do prédio e a designação de uma equipe para trabalhar junto com a comunidade, foi um grande avanço. “Serão quatro dias de atendimento por semana e não apenas um como antigamente. Afinal, não tem como combinar e ficar doente apenas uma vez na semana. É preciso ter atendimento constante. É isto que estamos fazendo. E não adianta pensar só em obras. É preciso trazer profissionais para bem atender as pessoas”, explicou. “E isto aqui está sendo possível com o reforço que a nossa equipe recebeu com o programa do Governo Federal, o Mais Médico. Está aqui um médico cubano, que nasceu na Venezuela, que vai estar junto com vocês, juntamente com os demais integrantes da equipe que, nas segundas-feiras, vai atender outra região, o Mato Grande”, completou.

 

Equipe completa

 

A secretária Dinaci Ranzi, de Saúde, informou que a unidade de Albuquerque passa a contar com uma equipe completa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), composta por uma enfermeira, um profissional do Programa Mais Médicos, um dentista, uma auxiliar de saúde bucal, uma técnica de enfermagem, além dos agentes comunitários da região.

 

“Foi uma reforma pequena mas importante para garantir estrutura necessária de atendimento no local, dar dignidade para os moradores de Albuquerque”, disse Dinaci, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela sua equipe e o “empenho do prefeito Paulo que não mediu esforços para que pudéssemos estar aqui, com uma equipe completa”, ressaltou.

 

O ato foi prestigiado pelo vereador João Lucas Martins. Segundo ele, os “moradores de Albuquerque acordaram hoje de um sonho que achavam que era distante: ter uma equipe permanente para atender a todos aqui”, disse. Segundo ele, ações como dessa manhã em Albuquerque, faz a Câmara de Vereadores “reforçar ainda mais o apoio ao prefeito Paulo Duarte, que tem se empenhado pelo bem estar da nossa população”.

 

Satisfação

 

Os moradores de Albuquerque, por sua vez, celebraram a entrega da reforma da unidade de saúde e a apresentação da nova equipe de profissionais. “Vai ser muito bom para todos nós. Vai melhorar grande aqui. Agora, não será mais preciso ir até Corumbá buscar atendimento médico. Aqui mesmo vamos ter médico, dentista…”, disse Helena Elias da Silva, 63 anos, moradora a três anos no Distrito, junto com um neto de 14 anos.

 

Outra que comemorou a conquista foi Nilza Souza, 50 anos, 14 em Albuquerque. “Antes a gente tinha médico uma vez por semana, somente. Agora não, vai ser direto. Vai melhorar bastante”, explicou. “Além disso, a gente tinha que agendar as consultas e a minha estava para o dia 03 de junho. Vou ver se já sou atendida hoje mesmo”, completou.

 

Edna Oliveira de Souza Farias, 39 anos, também estava com consulta agendada, mas para o dia 17 de junho. “Agora vai ser bem melhor. Teremos atendimento mais rápido”, celebrou.