Prefeitura e ONG global levam consciência social e ambiental a alunos da REME

Despertar o espírito empreendedor nas crianças e adolescentes desde a mais tenra idade, estimulando o desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão ampla e clara do mundo: com esse objetivo a Prefeitura de Corumbá foi em busca da Junior Achievement, associação educativa global presente em 120 países e com quase um século de existência, e a trouxe para inspirar os alunos do 3º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino (REME).

 

Até o final do ano e à partir desta segunda-feira, 19, serão cerca de 7 mil crianças e adolescentes atendidos em 16 escolas do município com aulas expositivas e práticas ministradas por voluntários da Junior Achievement (com o apoio dos professores da REME) sobre Meio Ambiente; Vantagens de Permanecer na Escola; Empreendedorismo; e Introdução ao Mundo dos Negócios.

 

“Somente no Brasil mais de 3 milhões de jovens já passaram pelos programas de educação empreendedora da Junior Achievement. Estava faltando Corumbá,” comemora o secretário da Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barros, responsável por alinhavar a parceria com a ONG, e que ressalta o papel fundamental da Secretaria de Educação na viabilização do projeto no município. Ele destaca, ainda, que jovens no mundo todo montaram seu primeiro negócio à partir de ensinamentos e inspirações em sala de aula.

 

“O objetivo é incentivar os estudantes a adotar uma postura de responsabilidade pelos próprios destinos, com determinação e objetivos específicos, sendo realistas e ambiciosos, no bom sentido da palavra, com busca de metas e coragem para correr riscos calculados. É preciso estimulá-los a ter confiança em si mesmo”, explica.

 

A gestora da unidade de Corumbá da Junior Achievement, Evelyn Navarro, lembra também os resultados complementares na queda da evasão escolar e no rendimento dessas crianças e adolescentes. “Há uma melhoria sensível nos indicadores de evasão, os alunos tem uma noção cada vez mais aguçada da importância e as vantagens de estudar, até no comportamento em casa com a família”, acrescenta.

 

Por esse motivo a professora de ballet, assistente social e educadora de trânsito, Maribelle dos Santos, resolveu adicionar mais um item ao seu currículo (e sem ganhar nenhum centavo por isso): o de voluntária da Junior Achievement. “Amo ensinar, principalmente quando sei que o que estou ensinando pode ampliar horizontes de vidas, modificar o futuro de pessoas e faze-las ir além, sendo seres humanos melhores e mais conscientes do seu papel no mundo. Se dessa turma aqui desta classe onde ensino, três ou quatro aprenderem e levarem essa consciência, já terá valido a pena. Aliás, uma vida pra mim já vale a pena”, conclui.

 

As aulas da Junior Achievement iniciaram nesta segunda-feira, 19, na escola Ângela Maria Perez, mas percorrerão 16 escolas de ensino fundamental, do 3º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino até o final de 2014.