Prefeito anuncia construção de uma nova Unidade de Saúde em Albuquerque

Os moradores do Distrito de Albuquerque já contam com um atendimento médico e odontológico mais frequente. Na manhã dessa quarta-feira, 28, o prefeito Paulo Duarte entregou a reforma do prédio e apresentou a equipe de profissionais que, a partir de agora, passar realizar atendimento de terça a sexta-feira, no período das 08 às 13 horas. Mas, as novidades não param por aí. Durante o ato, o Chefe do Executivo corumbaense anunciou a construção de um novo prédio onde funcionará a Unidade Básica de Saúde, dentro do que estabelece o Ministério da Saúde.

 

“Fizemos uma reforma neste prédio para dotá-lo de condições de atendimento aos moradores. Mas, em 2015, a população de Albuquerque passará a contar com uma estrutura bem maior. Vamos construir aqui um novo prédio, seguindo exemplo do que estamos fazendo na área urbana, onde entregamos neste mês, as novas unidades de saúde dos bairros Dom Bosco e Nossa Senhora de Fátima”, anunciou Paulo.

 

O projeto foi apresentado aos moradores pelo próprio prefeito, inclusive com uma foto da maquete da futura sede da unidade. Segundo Paulo, o novo prédio contará com dois consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de triagem médica, sala de serviços gerais, sala de curativo, copa, expurgo, depósito de material de limpeza, sanitários, recepção, área coberta para espera, além de outras dependências.

 

A secretária Dinaci Ranzi adiantou que o projeto já está finalizado e recursos assegurados para a construção do prédio. O início das obras depende apenas do processo licitatório e a expectativa é ue sejam lançadas no segundo semestre. “Em 2015, os moradores de Albuquerque já estarão serão atendidos nesta nova unidade”, previu o prefeito.

 

Academia ao ar livre

 

A presidente da Associação de Moradores de Albuquerque, Maria Aparecida Campos, elogiou a estrutura que a Prefeitura montou no Distrito para atender a comunidade. “Foi um presente para nós. Acaba com um problema que a gente vinha enfrentando desde 2001 com atendimento uma vez só por semana, o que não resolvia. Agora, teremos atendimento direto. Nosso sonho está se realizando”, disse.

 

Maria Aparecida aproveitou a oportunidade e fez uma reivindicação ao prefeito Paulo Duarte: uma academia de ginástica ao ar livre no Distrito. A resposta foi imediata. Paulo disse que encaminharia a solicitação à Secretaria de Saúde e também à Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), pastas responsáveis pelas academias ao ar livre e adiantou que a Prefeitura, com recursos próprios, vai implantar os aparelhos na área onde funciona o Centro Comunitário, para atender a comunidade.

 

“Trata-se de um programa do Governo Federal. Mas, não vamos aguardar a vinda de recursos. Vamos comprar os equipamentos e implantar a academia aqui, em Albuquerque”, disse o prefeito, adiantando também que os serviços de recuperação das vias urbanas e de acesso à baía de Albuquerque e ao Rio Paraguai vão continuar.

 

“Os maquinários ficam aqui até concluirmos os serviços. Infelizmente choveu muito nestes últimos dias e isto atrapalhou. Mas vamos continuar”, comentou, fazendo uma referência ao secretário de Produção Rural, Pedro Lacerda, presente ao ato, que se empenhou para execução dos serviços na região. Só não garantiu a recuperação do trecho da BR 262 até o Distrito, que é uma rodovia estadual de responsabilidade do Governo do Estado.