Galileu é só primeiro dos muitos locais históricos recuperados pela Prefeitura

Localizado no cruzamento da rua Frei Mariano com a avenida General Rondon, um dos pontos mais conhecidos e emblemáticos do Centro histórico de Corumbá, o antigo Hotel Galileu está de cara nova. A pintura da fachada, totalmente recuperada por meio de uma parceria entre Coral Tintas, loja de tintas Nossa Senhora Aparecida e a Prefeitura de Corumbá, foi entregue na noite dessa quinta-feira, 29 de maio.

 

Assim como a Casa do Massa Barro, outro ponto turístico bastante conhecido da cidade, o Galileu foi contemplado pelo projeto socioambiental “Tudo de cor para você”, desenvolvido nacionalmente pela Coral Tintas. “Esperamos que esse seja só o começo de uma grande parceria”, comemorou o prefeito Paulo Duarte, lembrando que a cidade faz parte de PAC das Cidades Históricas, do Governo Federal.

 

“Muita coisa importante ainda vai acontecer na nossa cidade. Corumbá tem tudo a ver com cultura, com a história e com o patrimônio material do Mato Grosso do Sul e do Brasil. E isso também gera emprego e renda para a população, atraindo turistas. Precisamos crescer sem deixar de preservar e valorizar nossa história”, afirmou o chefe do Executivo municipal durante o evento. “Até o final de 2015 vamos devolver boa parte da história do nosso município para nossa gente”, completou.

 

Coordenadora geral da restauração do imóvel, a primeira-dama e diretora-presidente da Fundação do Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico de Corumbá, Maria Clara Scardini, agradeceu aos parceiros e a artista plástica Izulina Xavier, madrinha do projeto. Representando a Câmara Municipal, o vereador Tadeu Vieira lembrou da importância do prédio para os corumbaenses. “Aqui está plantada uma parte importante da história de Corumbá. Esse é um grande presente para toda a população, principalmente para os jovens, que verão aqui uma parte do passado da nossa cidade”.

 

“Para os fundadores da empresa, para a segunda geração da família e os atuais colaboradores da loja é um presente e um reconhecimento da Casa Nossa Senhora Aparecida para o desenvolvimento dessa cidade”, comentou o representando da loja, Orivaldo Oliveira, filho do empresário e poeta Balbino de Oliveira.

 

A Coral Tintas foi representada pelo coordenador do trade e marketing regional da Akzonobel Tintas Decorativas Brasil, Flávio Linhares. “Hoje entregamos para Corumbá, junto com a equipe da Prefeitura, um projeto que nos deu muita alegria e prazer. É um motivo de satisfação a parceria que encontramos aqui e estamos abertos a novos projetos”, afirmou. A Tintas Coral forneceu 600 litros de tinta dos produtos Decora Fosco e Coralit para a ação, que levou novas cores ao Hotel Galileu, que está prestes a ser reintegrado ao conjunto arquitetônico da cidade, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

 

Além de colorir o Brasil inteiro, combater a degradação de áreas e patrimônios históricos e promover a união de moradores, voluntários e funcionários das áreas escolhidas, o projeto ofereceu, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando 2.316 aprendizes formados. Dessa vez, 22 pintores, que participaram dessa edição do projeto, foram treinados.