Equipe embarca para atender ribeirinhos afetados pela cheia do Paraguai

Mais uma ação emergencial do programa social Povo das Águas atenderá a população ribeirinha. Na manhã dessa sexta-feira, 16, 23 militares da Marinha do Brasil e 11 servidores da Prefeitura de Corumbá embarcaram no porto do 6º Distrito Naval de Ladário, para atender 85 famílias residentes nas regiões do Paraguai Mirim, Mato Grande, São Francisco, Coqueiro e Bonfim.  Os trabalhos serão desenvolvidos até a próxima segunda-feira, 19 de maio.

 

Estas localidades estavam na programação da primeira ação do Povo das Águas para o final do mês, mas diante da cheia no Rio Paraguai, a Prefeitura e a Marinha definiram levar atendimento já neste final de semana, diante dos problemas que os ribeirinhos estão enfrentando. Para se ter uma ideia, nesta quinta-feira, o Rio Paraguai, na régua de Ladário, está com 4,63 metros. Em relação a quinta-feira, subiu sete centímetros.

 

Esta será a segunda ação emergencial na região do alto Paraguai e foi definida em conjunto pelo prefeito Paulo Duarte e pelo comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho que, mais uma vez, colocou uma embarcação da Marinha à disposição do Município para desenvolvimento dos serviços.

 

“É uma satisfação muito grande estar pessoalmente e profissionalmente ajudando mais famílias ribeirinhas”, disse o comandante do navio Aviso Transporte Fluvial Pirain, Capitão Tenente Silvio da Costa Proença. “A Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval, está pronta para sempre garantir a cidadania e a dignidade dessa população.”, completou.

 

A ação emergencial vai permitir atender 85 famílias destas localidades que estão sofrendo com a cheia do Paraguai. A parceria entre a Prefeitura e Marinha está permitindo levar aos ribeirinhos, além de médico, dentista e outros profissionais, remédios, alimentos adquiridos pelo Município por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), lonas, entre outros materiais considerados essenciais.