Curso aborda técnicas de levantamento e monitoramento de mamíferos

Situada em pleno Pantanal, a cidade de Corumbá vai sediar no período de 02 a 04 de junho, o curso de técnicas de levantamento e monitoramento de mamíferos. A capacitação integra a programação da Semana do Meio Ambiente e é uma promoção da Prefeitura Municipal em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal.

 

O curso é direcionado a estudantes de graduação em Ciências Biológicas e áreas afins, e tem como principal objetivo apresentar e discutir métodos de trabalho aplicados ao levantamento e monitoramento de espécies de mamíferos de médio e grande porte.

 

Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de maio, próximo sábado, na Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, localizada na Rua 13 de Junho nº 1457, centro, das 7h30 as 11h30. Já os estudantes da UFMS poderão fazer a suas inscrições na própria Universidade, das 8 às 11 horas, no Laboratório de Biologia Molecular e Microorganismos.

 

O curso é uma formação de curta duração que será ministrado pela Dra. Grasiela Porfirio, durante a semana do Meio Ambiente. Na oportunidade o aluno terá oportunidade de conhecer, por meio de aulas teóricas, os principais mamíferos do Pantanal, seus aspectos biológicos, ecológicos e a importância dos estudos de levantamento e monitoramento para a sua conservação.

 

Já nas aulas práticas terão noções de confecção de moldes de rastros de mamíferos, busca por vestígios, técnicas de armadilha fotográfica, tabulação e apresentação de dados.

 

Estão sendo oferecidas 20 vagas e o custo da inscrição é uma lata de leite em pó que será doada a uma instituição de caridade da cidade. O curso ocorrerá no período de 02 a 04 de junho, das 8 as 11 horas, na UFMS, Bloco H, sala 103.

 

A ministrante do curso é Bióloga, Mestre em Ecologia e Conservação e possui doutorado em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 39075342 ou 39075385.