Concurso de Quadrilhas Juninas abre inscrições na próxima semana

Parte integrante da programação do Arraial do Banho de São João de Corumbá, o Concurso de Quadrilhas Juninas já teve suas regras divulgadas em edital publicado na edição da última sexta-feira, 23 de maio, do Diário Oficial do Município.

 

As inscrições gratuitas começam na próxima segunda-feira, 02 de junho, e seguem até o dia 16 do mesmo mês, na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque, nos períodos das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.

 

Os responsáveis preencherão uma ficha e ainda deverão fornecer no ato da inscrição um histórico contendo informações sobre o grupo e seu coreógrafo, bem como a descrição da apresentação que será executada durante o concurso. Também serão exigidas: fotocópia do RG, CPF e comprovante atualizado de residência do responsável pelo grupo, além de dois CD’s gravados com a música que fará parte da coreografia.

 

O regulamento esclarece que as quadrilhas concorrentes deverão ter, no mínino, 10 e, no máximo, 20 pares, cujos integrantes tenham idade acima dos 12 anos. Já o responsável pelo grupo, precisa ter idade acima de 18 anos.

A comissão julgadora avaliará, com notas entre 05 e 10, quatro quesitos para os quais determinadas características serão observadas: Quadrilha (coreografia, evolução, harmonia, animação, originalidade e musicalidade); Caracterização (traje típico junino); Marcador (liderança, animação e figurino); Noiva e noivo (interpretação, animação, simpatia e figurino).

Cada grupo terá entre 10 e 15 minutos, estipulados como tempos mínimo e máximo de apresentação, durante a qual será proibida a utilização de bombas e fogos de artifício, exceto chumbinhos e estrelinhas.

A premiação das três quadrilhas que receberem maior pontuação ocorrerá em forma de troféus.

O Concurso de Quadrilhas do Arraial do Banho de São João de Corumbá está marcado para acontecer no dia 22 de junho, domingo, a partir das 18 horas, na rua Manoel Cavassa, situada no Porto Geral.

Em 2013, o troféu de primeiro lugar ficou com a escola municipal Ângela Maria Perez, que obteve 118,5 pontos. A escola municipal Clío Proença levou o segundo lugar, com 103,5 pontos, e a escola estadual Octacílio Faustino da Silva, com 98 pontos, ficou em terceiro.

 

O edital completo pode ser conferido, clicando aqui.