Com recursos próprios, Prefeitura recupera alamedas do bairro Cervejaria

Após mais de 20 anos de espera, as alamedas e ruas do bairro Cervejaria estão sendo totalmente recuperadas pela Prefeitura de Corumbá. O trabalho, realizado com recursos próprios do Executivo municipal, começou pela alameda Boa Esperança, vai se estender pela Tamengo e, depois, chega a rua 21 de Setembro.

 

Só nessa fase inicial, mais de 180 metros já calçados com lajotas sextavadas estão sendo completamente refeitos. São 16 operários envolvidos na ação, dos quais três foram capacitados e recolocados no mercado de trabalho pela própria Prefeitura, por meio do Programa Se essa Rua Fosse Minha.

 

Na manhã dessa quinta-feira, 15 de maio, o prefeito Paulo Duarte esteve no bairro, acompanhou o trabalho dos calceteiros e conversou com moradores da região, uma das mais tradicionais da cidade. O secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Gerson Melo, também participou da visita na localidade.

 

A recuperação das vias foi uma das demandas apresentadas durante o programa “Olhar de Perto”, realizado em dezembro de 2013 na unidade do CRAS do bairro. Depois do encontro, marcado pela participação maciça da população, várias outras melhorias beneficiaram os moradores da Cervejaria.

 

Na Unidade Básica de Saúde da Família Ênio Cunha, por exemplo, o número de médicos dobrou graças aos profissionais do programa Mais Médicos, uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal. Hoje são seis agentes comunitários de saúde lotados na UBSF, fazendo um importante trabalho de prevenção, orientação e acompanhamento da comunidade.

 

O bairro também conta com dois agentes ambientais comunitários, responsáveis pelo auxílio na coleta de lixo e no trabalho de conscientização sobre a destinação adequada de resíduos sólidos. No próximo dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o trabalho dos agentes completa um ano.

 

Na parte da infraestrutura, a Cervejaria recebe uma vez por mês a ação de coleta setorizada, programa voltado especificamente para manter a limpeza da área urbana, além de contribuir para redução de doenças endêmicas como a dengue e leishmaniose.

 

Em dezembro do ano passado, o bairro ganhou um moderno e confortável espaço destinado para a prática esportiva, educação ambiental, lazer e cultura. O Eco Parque Cacimba da Saúde foi totalmente reformado e adaptado pela Prefeitura. Ali foram construídas uma quadra poliesportiva, quadra de areia, playground, equipamentos para ginástica, quiosques e espaços de convivência.