Ampla e moderna, UBSF Humberto Pereira vai beneficiar mais de mil famílias

Localizada no cruzamento das ruas Luiz Feitosa Rodrigues e Duque de Caxias, no bairro Nossa Senhora de Fátima, a nova instalação da Unidade Básica de Saúde da Família Humberto Pereira foi inaugurada nessa quarta-feira, 14 de maio. O prédio, totalmente novo e moderno, foi construído através de uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá e o Ministério da Saúde.

 

“Aqui ficou muito melhor. Tem muito mais espaço e tudo é novo. No posto antigo era muito apertado, meio improvisado”, afirmou Divina Pereira de Oliveira, 69 anos, comparando o prédio atual com o antigo, que funcionava em uma casa alugada na rua Luiz Feitosa. A aposentada foi uma das pacientes atendidas neste primeiro dia de funcionamento da nova Unidade de Saúde.

 

Com apenas uma semana de vida, a pequena Ana Lívia já teve sua primeira consulta médica no amplo e moderno Humberto Pereira. “Fiz todo meu pré-natal aqui e hoje estou trazendo minha filha pela primeira vez”, comentou Geovanna Medeiros, mãe da recém nascida. “Ficou muito bonito e confortável”, descreveu a jovem.

 

O casal Daniel e Bianca Maldonado também levou a filha Rebeca, de apenas 24 dias, para conhecer a UBSF nesta quarta-feira. “Espero que melhore o atendimento aqui, vou usar bastante a pediatria por causa da minha filha. Fico feliz por ela nascer e já ter esse posto bonito para atender”, afirmou Bianca.

 

“Quero também me informar mais sobre planejamento familiar, que é algo muito importante e que todas as famílias deveriam conhecer”, continuou a mãe. Na UBSF, ela e os demais moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima vão dispor de uma equipe formada por médica, enfermeira, duas técnicas de enfermagem, dentista, auxiliar odontológico, quatro agentes comunitários, recepcionista, auxiliar administrativa e  auxiliar de serviços gerais.

 

“Esse foi mais um compromisso cumprido, assim como foi na semana passada na Unidade de Saúde do Dom Bosco, de entregar a UBSF já em funcionamento”, afirmou o prefeito Paulo Duarte durante a solenidade de inauguração do prédio. O chefe do Executivo municipal também anunciou novas ações que vão fortalecer ainda mais o setor de saúde pública de Corumbá.

 

“Mais cinco equipes de Saúde da Família serão montadas para atender a população. Desde o começo da nossa gestão, já colocamos outras 12 novas equipes trabalhando em diversos locais da nossa cidade”, pontuou o prefeito, lembrando ainda dos 22 profissionais contratados pelo Governo Federal, por meio do programa Mais Médicos, e destinados para Corumbá.

 

“Estamos trabalhando nessas duas vertentes. Investir em obras físicas e também em bons profissionais. Hoje todas as UBSFs possuem médico, um avanço muito importante para toda a população. Graça a essa parceria com o Governo Federal, vivemos um novo momento na Saúde Pública corumbaense”, reforçou Paulo Duarte.

 

A secretária municipal de Saúde, Dinaci Ranzi, aproveitou para agradecer toda sua equipe de trabalho, responsável por colocar a nova unidade em funcionamento nesta quarta-feira. “Para nós isso é muito valioso. Poder entregar esse novo local já com atendimento ao público é muito importante”.

 

Representando o Legislativo municipal, o vereador Tadeu Vieira destacou a trajetória profissional do médico Humberto Pereira, que dá nome à Unidade de Saúde. “Foi um profissional exemplar e que realizou grandes ações pela cidade”, recordou. A filha do doutor Humberto, Letícia Schutz Pereira, enfermeira da rede municipal, participou da solenidade.