Ações nos CRAS marcaram o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Mulheres da cidade e da zona rural participaram ativamente das atividades voltadas às celebrações do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Foi durante toda a quarta-feira, 28 de maio, e as ações foram desenvolvidas pela Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Saúde.

 

A data foi celebrada com a realização de uma série de palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), urbano e rural, e teve como foco as mulheres atendidas pelos Serviços de Fortalecimento de Vínculos dos diversos territórios.

 

No CRAS I, do Bairro Centro América, o tema em questão foi sobre a Saúde da Mulher na Perspectiva de Gênero, ministrada pela secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, e pela assessora técnica, Célia Flores.

 

No CRAS II, da Nova Corumbá, o tema foi a Saúde da Mulher Trabalhadora, ministrada pela técnica Amanda, do setor de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT).

 

No CRAS III, da Cervejaria, a palestra abordou Violência Doméstica e os Reflexos na Saúde da Mulher, ministrada pela psicóloga Roseane Mauro Espírito Santo, coordenadora do CRAM (Centro de Referência em Atendimento a Mulher em situação de Violência).

 

No CRAS IV, do Aeroporto, o foco foi A Mulher e as Doenças do Século  XXI, com Arlene Inez Costa, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

 

Nos CRAS localizados na zona rural, as palestras abordaram Saúde da Mulher na Fronteira, ministrado pelo pedagogo Evaldo, no Assentamento Tamarineiro, e a Saúde da Mulher Jovem / Planejamento Familiar, ministrado pela Psicóloga Gislaine, no Distrito de Albuquerque.

 

Segundo o subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa, o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher foi uma ação que contou com o trabalho intersetorial envolvendo os diversos parceiros como a Secretaria de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, CRAM, além das pastas da Casa da Cidadania, ligada à Assistência Social como a Gerência de Articulação de Políticas Públicas Para a Mulher, Gerência de Promoção da Igualdade Racial, entre outros.