Prefeitura de Corumbá recupera ruas históricas do distrito de Albuquerque

A Prefeitura de Corumbá está recuperando as principais ruas do distrito de Albuquerque, lugar histórico e um dos mais conhecidos pontos de pesca da região pantaneira. Desde o início do mês, uma equipe trabalha no patrolamento da rua principal, no trecho que liga a Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque até a Baia de Albuquerque, onde estão instalados vários hotéis pesqueiros.

 

Assim que o trajeto for concluído, as máquinas passam para a alameda principal da Vila do Sossego, onde mora grande parte dos habitantes fixos do vilarejo. Será a primeira vez em décadas que esta via recebe uma restauração total. Em seguida, os trabalhados voltam para a rua principal, no trecho entre a Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do distrito, e o cemitério local.

 

A parte entre o trevo de entrada do distrito histórico e a rua principal já foi finalizada, completando quase 5 quilômetros de estrada concluída. O trabalho de manutenção, restauração e conservação de vias não pavimentadas é executado com recursos próprios da Prefeitura de Corumbá. A ação também atende a zona rural e os assentamentos da cidade.

 

E em maio, dia 03, o Executivo municipal leva para Albuquerque a nova edição do programa Juventude na Praça. O programa é uma realização da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, sob coordenação da Gerência de Políticas para a Juventude da Casa da Cidadania, com participação das demais pastas da Prefeitura.

 

Além das atrações para a comunidade local, a Casa da Cidadania está preparando uma intensa programação para os dias que antecedem o evento, entre os dias 22 e 26 de abril. Serão uma série de oficinas durante com participação das gerências de Políticas para a Mulher, de Promoção da Igualdade Racial, do Trabalho, Procon e Economia Solidária.

 

“Será uma ação diversificada que culminará com o Juventude na Praça”, explicou o subsecretário de Assistência Social e Cidadania Nilo Corrêa. Segundo ele, no dia do programa, a Prefeitura vai desenvolver atividades culturais, de esporte e lazer, oficinas de educação na áreas da saúde e educação, shows musicais, além das culturas urbanas do grafite, do skate e bboys.

 

“Será a primeira de uma série de ações que vamos levar para as comunidades da zona rural”, confirmou o subsecretário. Uma outra novidade é que, também na semana do evento, a Gerência de Juventude realizará uma censo com a juventude do Distrito de Albuquerque. “Este levantamento será importante para saber o que os jovens querem, o que pensam, o que fazem, etc. As informações nortearão as políticas públicas para a juventude local”, observou o gerente da Juventude, Victor Raphael.