População recebe atendimento na praça, no Dia Mundial da Saúde

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de Corumbá promoveu uma ação na Praça da Independência que teve com o público alvo, a população corumbaense que passou pelo local durante toda a manhã. Equipes da Secretaria de Saúde ligadas ao NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), além de técnicos de enfermagem, se mobilizaram e proporcionaram diferentes tipos de atendimentos à comunidade, voltados especialmente ao combate da hipertensão e diabetes.

 

Durante boa parte da manhã, quem passou pelo local pode contar com serviços variados como de aferição da pressão arterial, glicemia, cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea), alongamento, aula de dança e orientações com relação aos cuidados com a saúde.

 

De acordo com uma das psicólogas do NASF, Christiane Samoza, os trabalhos foram disponibilizados por duas equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, que transformaram a praça em um grande consultório ao ar livre, para proporcionar à população um dia de reflexão com os cuidados para a saúde.

 

“O trabalho que realizamos nas 20 unidades de saúde do município, foi deslocado aqui para a Praça para marcar o Dia Mundial da Saúde. Além do atendimento, realizamos também  um trabalho de motivação e de orientação, para que todos tenham hábitos saudáveis e maiores cuidados com a saúde”, explicou Christiane.

 

Josefa Luiza da Conceição Pereira, 69 anos, já é atendida pela Unidade de Saúde da Família Gastão de Oliveira. “Hoje já fiz a minha ginástica lá no Gastão. Me avisaram que as meninas viriam para cá, fazer o atendimento aqui, na praça. Resolvi vir e fazer os exames de rotina. Deu tudo normal”, revelou.

 

Já José Aparecido, 66 anos, estava passando pela praça e não perdeu a oportunidade para saber como anda a sua saúde. “É importante sempre cuidarmos da nossa saúde, ainda mais quando chegamos a uma certa idade, principalmente eu que já faço tratamento de hipertensão. Não posso me descuidar”, disse o aposentado.

 

O trabalho reuniu profissionais de saúde nas áreas de fisioterapia, educador físico, psicólogo, nutricionista e assistente social. São pessoas que atuam nas unidades de saúde com atendimento integral para 80 pessoas por equipe em toda a área urbana.

 

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.