Parceria permite formar profissionais de educação física pantaneiros

A Prefeitura de Corumbá e o Instituto Esporte e Educação (IEE) iniciaram na manhã dessa quarta-feira, 23, a capacitação de 52 profissionais de Educação Física da Rede Municipal de Ensino (Reme). O encontro segue até amanhã no Sindicato Rural e visa qualificar a prática pedagógica desses profissionais, incluindo rotinas de planejamento, estratégias de ensino e didáticas inclusivas de aprendizagem.

 

De acordo com a subcoordenadora do projeto, Cibelle Borges, a ideia, nesse primeiro encontro, é apresentar as propostas do projeto. “Vamos trazer questões do cenário de educação pra gente pensar em como podemos atuar”, explicou Borges, acrescentando que um dos pontos a serem abordados é a forma como a educação física está se constituindo dentro da escola, nos dias atuais, se está dialogando com os alunos, e em como essa comunicação pode ser melhorada.

 

Dividido em cinco encontros de dois dias cada, o curso é bimestral, com 80 horas/aulas. Serão oito meses de trabalho. “Em cada encontro iremos trabalhar com dois a três conteúdos focando desde o cenário da educação até sistematização da prática pedagógica, passando pelos planejamentos. Ou seja, como eu sistematizo a minha aula e incluo os alunos a participar dessa construção”, destacou subcoordenadora do projeto.

 

Ainda segundo ela, os participantes contarão com suporte a distância, por meio de um portal de internet. “As aulas ajudarão os profissionais a desenvolverem jogos, planos de aula e estratégias de educação que usem os benefícios do esporte como a construção coletiva, o respeito à diversidade e a inclusão. As aulas vão provocar reflexão sobre pontos de melhoria nas escolas e unidades onde trabalham”, acrescentou.

 

Ao todo, cerca de 2.500 professores de mais de 50 cidades do país já participaram da capacitação, que tem o apoio da mineradora Vale. No Mato Grosso do Sul, o Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública conta ainda com profissionais do Município de Ladário.

 

Investimentos

 

Acreditando no esporte como transformador de vidas, o prefeito Paulo Duarte tem feito investimentos nos espaços públicos do município, com o objetivo de promover a prática do esporte. É o caso da construção do amplo e moderno complexo na parte alta (bairro Jardim dos Estados) dotado de toda infraestrutura para a prática esportiva e a reforma completa do Ginásio Poliesportivo e do Centro Popular Nação Guató, inclusive com a cobertura das piscinas.