Parceria com deputado garante aquisição de novo ultrassom para Corumbá

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) foi recebido pelas vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, e secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, na manhã desta sexta-feira, 04 de abril, no Paço Municipal. As gestoras municipais representaram o prefeito Paulo Duarte, que está em viagem.

 

O parlamentar veio mostrar seu apoio à gestão do prefeito Paulo Duarte e para isso confirmou uma emenda no valor de R$ 70 mil que serão utilizados para a aquisição de um aparelho de ultrassonografia de alta resolução, aparelho do qual o sistema de saúde no município ainda não dispõe.

 

“Eu sabia que o Paulo ia fazer uma boa gestão porque é corajoso em tomar decisões, sustentar, colocar o dedo na ferida de problemas que estavam há muito tempo aí e ninguém havia tido coragem de fazer esse enfrentamento. Logicamente, que isso, muitas vezes, mexe no interesse de alguns setores que usam o discurso meio torto na defesa de interesses particulares. O compromisso do Paulo e sua gestão, tenho certeza, é o interesse coletivo”, declarou o deputado que afirmou que o município pantaneiro deverá ainda este ano ser contemplado com mais emendas propostas por ele.

 

“Não é a primeira vez que destino emendas para cá em nossa atuação como parlamentar. Para 2014, tenho outra programada na área da Saúde e tantas outras, enfim, sou parceiro, é uma grande gestão de pessoas competentes que tem perfil de administração pública, que tem responsabilidade com a coisa pública, provaram já isso ao longo da sua vida profissional”, disse Cruz.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, o novo aparelho deve estar disponível para a população ainda no primeiro semestre deste ano. Ela lembrou que o Município fará a complementação do valor da máquina que irá realizar diagnósticos de forma mais rápida e eficaz.

 

“Para nós que estamos trabalhando a reestruturação tanto física como de equipamentos em nosso município, ter um ultrassom de ponta no nosso município é fundamental para qualidade do diagnóstico na assistência à saúde da nossa população”, disse ao explicar que vários exames podem ser realizados com mais segurança devido à qualidade de alta resolução do aparelho.

 

“Por exemplo, uma paciente com gestação de alto risco. avaliar melhor o nódulo em mamas, pois, às vezes, a mamografia pode não acusá-los. Ele dará uma gama de possibilidades para o profissional”, detalhou.

 

O deputado Amarildo Cruz também presidiu a prestação de contas da CPI da Saúde em Mato Grosso do Sul durante o período da tarde, na Câmara Municipal.

 

“Retornamos para dar satisfação, fazer uma prestação de contas do nosso trabalho, o que esperamos agora, quais as providências que devem ser tomadas. Isso é um dever nosso, de voltar e poder dar satisfação”, definiu o parlamentar.

 

Por sua vez, a secretária de Saúde avaliou que a prestação de contas é uma chance a mais para a reflexão do estado em que se encontra o sistema de saúde e a forma como deve-se conduzi-lo.

 

“Para todo militante do SUS, isso é muito valoroso, pois é uma oportunidade de voltarmos a fazer reflexões em cima do que ele apresentou, trazer um alerta para toda sociedade que os recursos do SUS tem que ser gestados com muita transparência, isso é o ponto crucial e o que o prefeito Paulo Duarte nos determina a fazer e estamos fazendo”, afirmou.