Oficina mostra vantagens da formalização e de ser um microempreendedor

Empreendedores individuais e interessados em abrir seu próprio negócio, participaram na manhã dessa terça-feira, 01, de uma oficina promovida pelo SEBRAE, como parte da programação da 6ª Semana do Micro Empreendedor Individual. O encontro, realizado na sede da instituição, mostrou as muitas vantagens em formalizar o negócio e aprender mais sobre como administrar uma empresa.

 

A oficina chamou a atenção de microempreendedores corumbaenses. É o caso de Elaine Penco, confeiteira, cujo maior desejo é tornar-se uma empreendedora. Quando soube das oficinas promovidas pelo SEBRAE e o apoio que a Prefeitura de Corumbá dá ao Microempreendedor, sentiu que o seu sonho está perto de se realizar. “Na minha família, eu sou a segunda geração de confeiteira. Cresci vendo minha batalhar dia e noite, mas nunca teve a oportunidade de se formalizar”, contou a carioca, que reside em Corumbá há dois anos.

 

“Quando casei e vim pra cá, reconheci na cidade um grande potencial, uma cidade empreendedora, e um lugar que dá oportunidades para todos que desejam crescer” compartilhou. “Agora, com todas as informações que recebi hoje aqui, já faço meu cadastro e abro meu negócio com a esperança de crescer ainda mais na Capital do Pantanal”, contou a empreendedora.

 

A semana

 

De acordo com o gerente do Sebrae em Corumbá, Welliton Vidal Vidaurre, a 6ª Semana do Micro Empreendedor Individual vem com o intuito de trazer as pessoas para a informação. “Nós queremos mostrar quais os benefícios, os custos e o passo a passo para se tornar micro empreendedor individual”, explicou Vidal, acrescentando que depois, cada micro empreendedor receberá um atendimento individualizado para o serviço específico.

 

Responsável por realizar o cadastro dos micros empreendedores, a técnica da Secretaria de Indústria e Comércio, Lizélia Leite, explicou sobre o trabalho que a Prefeitura de Corumbá já realiza por meio do Negócio Legal. “Nós instigamos e informamos essas pessoas para tornar-se microempreendedores individuais. Queremos que abram seu próprio negócio ou formalize a atividade informal na qual já atuava”, contou.

 

Ainda segundo ela, as capacitações que a secretaria de indústria e comércio oferece ao público interessado em se formalizar, também estão disponíveis no MEI por meio do Portal do Empreendedor (portaldoempreendedor.gov.br).  “Informamos sobre toda a gama de ferramentas disponíveis no site com a formalização online, os direitos e deveres do MEI, a declaração anual do Simples Nacional, emissão do carnê de pagamento mensal, certificado e o roteiro para a baixa empresa”, detalhou Lizélia.

 

A 6ª Semana do Micro Empreendedor Individual conta com o apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, INSS, Receita Federal e da Associação das Microempresas de Mato Grosso do Sul (Amems)e Associação Comercial local.

 

Programação

 

Ainda hoje, terça-feira, 01, a programação conta com a oficina “Sei Vender”, que acontece no período de 18h30 as 21h30, no SEBRAE. Amanhã, dia 02, os organizadores do evento oferecem a oficina “Sei controlar meu dinheiro”, no horário de 18h30 as 21h30.

 

Já na quinta-feira, 03, nesse mesmo horário, o público confere a oficina “Sei Empreender”. E encerrando a programação, a oficina “Sei Planejar”, no horário de 18h30 as 21h30.