Corumbá recebe unidade móvel da Fiems para cursos de panificação e confeitaria

Corumbá continua avançando em termos de qualificação profissional. Ainda este mês a cidade recebe uma unidade móvel do Senai que vai permitir a realização e cursos de panificação e confeitaria, totalmente gratuitos. O assunto foi tratado na manhã dessa terça-feira, 01 de abril, pelo prefeito Paulo Duarte com dirigentes da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), do Serviço Nacional da Indústria e também do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Corumbá (Siaco).

 

Os dois cursos estão sendo possíveis devido ao estabelecimento de uma nova parceria entre a Prefeitura, a Fiems e o Sindicado de Alimentação. “Vamos dar todo apoio técnico para a Fiems instalar a sua estrutura na cidade e capacitar o trabalhador”, informou o prefeito Paulo Duarte, já destacando o secretário Pedro Paulo Marinho de Barros, de Indústria e Comércio, para viabilizar o local onde a unidade móvel será instalada, e também o subsecretario de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa, para viabilizar o processo de inscrição dos alunos.

 

“É mais uma parceria com a Fiems que vai permitir capacitar o trabalhador, formando mão-de-obra para atender o mercado local. A ideia é ir além e capacitar a família para que ela própria possa, em casa, produzir e aumentar a sua renda”, destacou o prefeito.

 

Em um primeiro momento, a ideia é instalar a unidade móvel no complexo do Poliesportivo Lucílio de Medeiros, na Rua Porto Carreiro. O prefeito solicitou ao secretário Pedro Paulo para definir os detalhes com o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Elvécio Zequetto, para saber se a reforma do local, que começa nos próximos dias, não inviabilizaria o atendimento.

 

Dois cursos

 

Segundo o vice-presidente regional da Fiems, Lourival Vieira Costa, a unidade móvel deverá ficar na cidade pelo menos um ano. Isto permitiria capacitar um bom número de profissionais, preparando o trabalhador para o mercado local.

 

Marcelo Alexandre Zinsly, gerente do Senai, observou que os cursos são gratuitos, com 48 vagas por turma, sendo uma para panificação e duas para o curso de confeitaria. “A previsão é iniciar os cursos no dia 22 de abril”, anunciou. Segundo ele, cada curso tem uma carga de 240 horas/aula.

 

O presidente do Siaco, Marismar Soares Santana, também enalteceu a parceria. Segundo ele, além de formar novos profissionais, vai também permitir capacitar quem já está na área. É que uma das turmas será integrada por pessoas que trabalham nas panificadoras de Corumbá.