Corumbá participa de encontro nacional de gestores de Assistência Social

Corumbá está presente no XVI Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS). Com mais de 2.500 pessoas de todo o País, o evento acontece em Cuiabá, no Mato Grosso, e termina nesta terça-feira, dia 29.

 

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Andréa Cabral Ulle, a assessora executiva da pasta, Mabel Marinho Sahib Aguilar, a gerente de proteção social básica, Suzana Baruki e a gerente de proteção social especial, Renata Papa, representam Corumbá no evento.

 

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Brasília – DF desde abril de 2001, regendo-se por estatuto e normas próprias, representando os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

 

O Congemas tem por finalidades defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) e assegurar a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios.

 

O colegiado ainda participa da formulação da Política Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos, Programas e Projetos; coleta, produzir e divulga informações relativas à área de Assistência Social; e promover e incentivar a formação do gestor municipal a fim de que ele passe a contribuir decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto Política Pública.