Corumbá abre Semana Nacional e Humanização e discute avanços do SUS

Corumbá abriu nessa terça-feira, 08, a Semana Nacional de Humanização que está permitindo mobilizar gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde, para refletir sobre os avanços e desafios da humanização do SUS. O evento aconteceu na Casa dos Conselhos e a abertura foi feita pela secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, que representou o prefeito Paulo Duarte.

 

A Semana de Humanização, segundo Dinaci, é um instrumento importante, que integra a Política Nacional de Humanização do SUS, e que foi idealizada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de mudar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde para que cada um reconheça como sendo responsável pelo SUS, contribuindo para suas melhorias.

 

Na abertura Dinaci destacou que, para avançar, é preciso haver um trabalho em sintonia, como acontece hoje na Prefeitura, onde todas as pastas atuam de forma coordenada, sintonizada. Citou como exemplo as ações em conjunto com a Secretaria de Educação, Roseane Limoeiro, pelo trabalho integrado, que tem como foco principalmente as crianças. Ela conclamou todos os segmentos a participar do processo, especialmente os representantes dos Conselhos Municipais, para fortalecer cada vez mais o SUS em Corumbá.

 

Na abertura, Dinaci recebeu uma placa de prata dos acadêmicos de enfermagem, farmácia, odontologia e medicina da Universidade Federal, e da comunidade pantaneira, pelo apoio que a Secretaria de Saúde tem dado ao projeto Saúde no Pantanal. Ela agradeceu e disse que a homenagem é dirigida a toda equipe da pasta de Saúde da Prefeitura.

 

Ainda nessa terça-feira, após a abertura, os presentes participaram de uma Oficina Ampliada de Sensibilização em Humanização, direcionada especialmente aos Conselheiros Municipais.

 

A programação vai até o dia 11 de abril. Na quarta, 09, a atividade será a divulgação do projeto Servidor Sorrindo e o elo com o Projeto Povo das Aguas. Na quinta, 10, está prevista uma roda de conversa com os estagiários do Projeto Cuidar e a importância da informatização na saúde para que o SUS trabalhe em harmonia.

 

A semana será encerrada no dia 11, sexta-feira, com a participação dos médicos integrantes do programa Mais Médicos, do Governo Federal, que vão fazer um relato de suas experiências e desafios na região de Corumbá.